Em viagem à Rússia, avião presidencial brasileiro foi proibido de cruzar espaço aéreo de alguns países

09 de Maio 2025 - 18h14
Créditos: Agência Brasil

O avião da Força Aérea Brasileira (FAB) que levava a primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, a Moscou precisou alterar seu plano de voo após Letônia e Estônia recusarem o uso do espaço aéreo e a Lituânia não responder ao pedido. A situação obrigou a equipe a ajustar o trajeto e conseguir, de última hora, autorização da Finlândia.

O embarque ocorreu na sexta-feira (2), antes da viagem oficial do presidente Lula, que partiu na terça-feira (6). A Presidência confirmou o remanejamento do horário de saída, mas garantiu que o itinerário oficial não foi afetado.

A Estônia alegou falta de tempo hábil para processar o pedido, enquanto a Letônia teria negado por “sensibilidade política”, devido ao destino ser a Rússia. Diplomatas apontam que os países bálticos evitam autorizar voos ligados à Rússia em razão da guerra na Ucrânia.

O Ministério das Relações Exteriores não comentou o caso, e a FAB disse que as informações competem à Presidência da República. O Planalto informou que os trâmites da viagem de Lula ocorreram normalmente.

Portal 96