
A hashtag #DataLimite está entre os assuntos mais comentados do momento no Brasil, mas tem muita gente que não sabe ainda o que isso significa. A tag tomou proporções gigantescas por ser uma suposta previsão de Chico Xavier que diz que, se até 20 de julho de 2019 (50 anos após o homem pisar na Lua pela 1ª vez) não tiver acontecido uma terceira guerra mundial, a Terra passará por uma evolução e viveremos uma nova era.
Para algumas correntes espíritas, a data representa o fim de uma era e a chegada de um novo momento para o planeta. Para outros mais pessimistas, no entanto, indicaria uma possível ruptura e consequente fim do mundo.
A tal “data limite” teria começado com a publicação de um artigo da médica e espírita Marlene Nobre, em maio de 2011, no jornal A Folha Espírita. Na publicação ela entrevista Geraldo Lemos, que disse ter ouvido tal previsão em um encontro com Chico Xavier, em 1986.
“Nosso Senhor deliberou conceder uma moratória de 50 anos à sociedade terrena, a iniciar-se em 20 de julho de 1969 (data em que o homem pisou na Lua), e, portanto, a findar-se em julho de 2019. Ordenou Jesus, então, que seus emissários celestes se empenhassem mais diretamente na manutenção da paz entre os povos e as nações terrestres, com a finalidade de colaborar para que nós ingressássemos mais rapidamente na comunidade planetária do Sistema Solar, como um mundo mais regenerado, ao final desse período. Algumas potências angélicas de outros orbes de nosso Sistema Solar recearam a dilação do prazo extra, e foi então que Jesus, em sua sabedoria, resolveu estabelecer uma condição para os homens e as nações da vanguarda terrestre”, dizia o texto.
O termo data limite, que viralizou na internet, vem do documentário “Data Limite Segundo Chico Xavier”, lançado em 2014.
Na premissa da obra, baseada no relato de Lemos, “quando o homem pisou na Lua, em 20 de julho de 1969, aconteceu uma reunião com as potências celestes do sistema solar para verificar o avanço da sociedade humana no planeta Terra. Nela, a humanidade ganhou um prazo de 50 anos para evoluir moralmente e viver em paz, sem provocar a Terceira Guerra Mundial.”
Assista ao documentário no vídeo abaixo: