
O brasileiro Hugo Calderano disputará pela primeira vez a decisão da Copa do Mundo ITTF de Tênis de Mesa 2025 neste domingo (20) de Páscoa. Neste sábado (19), em Macau, na China, ele deixou para trás o número 2 do mundo, o chinês Wang Chuqin, por 4 a 3, com parciais de 14-12, 5-11, 6-11, 7-11, 11-7, 11-5 e 12-10, salvando match-point no último set.
Número 5 do mundo, Calderano enfrenta o vencedor entre os chineses Lin Shidong, líder do ranking mundial, e Liang Jingkun, quarto colocado. Em um dos torneios mais importantes do mundo, o brasileiro superou dois jogadores acima do seu ranking, já que eliminou nas quartas o japonês Harimoto Tomokazu, terceiro da lista.
Calderano se tornou o primeiro atleta de fora da Ásia e da Europa a disputar a final da competição. “Estou muito feliz. Chegar à final da Copa do Mundo é algo que qualquer atleta de tênis de mesa sonha. Vou com tudo para a decisão. Vai ser um jogo incrível e, acima de tudo, vou tentar aproveitar ao máximo”, declarou.
“Foi um jogo incrível. Comecei muito bem, vencendo o primeiro set. Depois, por três sets ele jogou em um nível absurdo. Mas eu mantive a tranquilidade, sempre focado, tentando achar as soluções táticas e técnicas. Consegui voltar para a partida, e no último set a minha frieza nos momentos decisivos foi muito importante para ganhar o jogo”, analisou.
Com informações de olympics.com e Tribuna do Norte