
O publicitário brasileiro Washington Olivetto, 73 anos, morreu neste domingo (13). Criador de peças publicitárias memoráveis, como o Garoto Bombril, Olivetto estava internado havia 5 meses no Hospital Copa Star, no Rio de Janeiro.
Segundo o jornal Folha de S. Paulo, Olivetto teve complicações pulmonares e morreu de falência múltipla de órgãos. Corintiano, o publicitário é descrito como um dos maiores publicitários do mundo. Seu site –que teve pico de acessos logo depois da confirmação da morte–, o descreve como “um dos publicitários mais premiados de todos os tempos”.
Nascido em 1951, em São Paulo, Washington Olivetto é o único publicitário não anglo-saxão no Hall of Fame do One Club de Nova York e no Lifetime Achievement do Clio Awards.
Ganhou mais de 50 Leões no Festival de Publicidade de Cannes e foi nomeado 1 dos 25 publicitários-chave do mundo pela revista britânica Media International. Também foi eleito duas vezes o publicitário do século pela Alap (Associação de Agências Latino Americana).
Seu trabalho inspirou duas canções de Jorge Ben Jor: “Alô, Alô, W / Brasil” e
“Engenho de Dentro”.
Corintiano de coração, Olivetto não escondia seu amor pelo time. Ele foi um dos criadores do movimento Democracia Corinthiana, durante o período de ditadura militar. O movimento contava com a participação de jogadores consagrados, como Sócrates, Wladimir, Casagrande, Biro-Biro, Zé Maria e Zenon.
O publicitário nunca atuou em campanhas políticas, mas foi responsável por convencer o ex-governador de São Paulo, Paulo Maluf (PP – SP), a contracenar em uma propaganda do sapato Vulcabras, em 1989.
Com informações de Poder 360