Papa Francisco respira sem ajuda de aparelhos, mas hospital não descarta uso de respiração mecânica, diz agência

19 de Fevereiro 2025 - 10h53
Créditos: Creative Commons


O papa Francisco respira sem a ajuda de aparelhos, mas o hospital em que ele está internado para tratar pneumonia bilateral não descarta o uso de respiração mecânica, informaram agências de notícias nesta quarta-feira (19).

"O papa respira sozinho. Seu coração resiste muito bem", disse uma fonte vaticana à agência AFP.

Segundo a mesma fonte, o pontífice consegue levantar e sentar em uma poltrona, ele respira sem assistência mecânica, mas não está descartada a possibilidade de que a utilize. 

A informação de que o papa Francisco não está em ventilação mecânica e respira por conta própria também foi confirmada à agência Reuters por uma fonte do Vaticano que pediu para não ser identificada.

Mais cedo nesta quarta-feira, o Vaticano havia publicado atualização sobre o papa, afirmando que Francisco passou uma "noite tranquila" no hospital após o receber diagnóstico de pneumonia bilateral, e tomou café da manhã. Uma nova atualização sobre o estado de saúde de Francisco será publicada mais tarde nesta quarta.

O pontífice está internado no hospital Gemelli, em Roma, desde a sexta-feira (14). Na terça-feira (18), o Vaticano divulgou que Francisco, de 88 anos, enfrenta um quadro de pneumonia nos dois pulmões. A dupla pneumonia é uma infecção grave que pode inflamar e cicatrizar ambos os pulmões, dificultando a respiração.

Francisco foi hospitalizado para tratar uma bronquite que se desenvolveu para uma infecção polimicrobiana das vias respiratórias. Em boletim na segunda-feira (17), médicos disseram que seu quadro clínico era complexo.

Conforme o Vaticano, todos os compromissos públicos do papa foram cancelados.

Com informações de g1