
Internautas do Brasil não conseguiram visualizar, na manhã desta segunda (3), o post da organização do Oscar dedicado à vencedora da categoria de melhor atriz, Mikey Madison.
Após os relatos nas redes sociais que questionavam se a Academia teria feito um suposto "bloqueio" do conteúdo para os brasileiros, o site g1 verificou que há, ao menos, cinco posts sobre vencedores do Oscar que estariam visíveis somente nos Estados Unidos.
A reportagem acessou o link da publicação enviada por um leitor dos Estados Unidos e, no Brasil, não é possível visualizar o conteúdo, que entrega uma mensagem de erro. Ou seja, os dois feeds diferentes não são resultado de um bug.
O g1 entrou em contato com a Academia para entender o porquê da diferença entre os feeds, mas não obteve retorno até a mais recente atualização deste texto.
A reportagem conversou com especialistas em redes sociais que disseram desconhecer mecanismos públicos no Instagram que permitam a restrição de um conteúdo específico postado no feed para determinadas localidades.
Vale lembrar que a conta da Academia não está bloqueada para brasileiros que conseguem, inclusive, comentar. Apenas alguns posts sobre as vitórias da noite deste domingo (2) não estão disponíveis.
A equipe de reportagem também acionou a Meta, responsável pelo Instagram, para entender se é possível restringir o alcance de posts para determinados países. Em resposta ao g1, a empresa disse que não vai comentar.
Brasileiros questionaram a ausência das imagens dos vencedores de melhor filme, melhor atriz e até mesmo de Walter Salles, que recebeu a estatueta por "Ainda Estou Aqui".
Mais tarde, por volta das 14h37, o perfil oficial do Oscar postou uma foto da Mikey Madison segurando a estatueta. Dessa vez, a publicação pode ser vista no Brasil. Não se trata da mesma postagem feita mais cedo que está oculta para os brasileiros.
Com informações de g1