Sem plano, Lula diz que analisa gastos sem considerar nervosismo do mercado

26 de Junho 2024 - 15h08
Créditos: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente Lula disse em entrevista ao UOL que o governo vai analisar os gastos sem levar em conta o nervosismo do mercado para saber "se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação".

Lula entrevista para o UOL News nesta manhã. Lula fala com os colunistas Carla Araújo e Leonardo Sakamoto no Palácio do Planalto.

Análise de gastos. O presidente disse que o governo está fazendo uma análise para saber se há gastos exagerados e onde há gastos que não deveriam existir. Mas considerando a necessidade de se manter a política de investimentos e sem levar em conta o nervosismo do mercado.

Nós queremos fazer política social que permita às pessoas crescer, queremos saber se o gasto está sendo bem feito, e o dinheiro está sendo usado para melhorar o país, estamos fazendo análise de onde tem gasto exagerado, onde tem gasto que não deveria ter, onde tem gente recebendo que não deveria receber. Sem levar em conta o nervosismo do mercado. Levando a necessidade de manter política de investimento.

Lula disse que ainda é preciso saber se há a necessidade de corte de custos. "O problema não é que tem que cortar. O problema é saber se precisa efetivamente cortar ou se precisa aumentar a arrecadação. Temos que fazer essa discussão."

Ele citou a desoneração da folha de pagamentos de 17 setores da economia. A desoneração foi vetada pelo presidente e o Congresso derrubou o veto. "Eles derrubaram o veto. Como a gente pode falar em gasto se estamos abrindo mão de receber uma quantidade enorme de recursos que os empresários têm que pagar?"

Com informações do UOL