
Um dos principais nomes da televisão brasileira, Silvio Santos morreu aos 93 anos neste sábado (17) em São Paulo em decorrência de uma broncopneumonia após infecção por H1N1. Entretanto, esse era o nome artístico do empresário e comunicador. Seu nome de batismo era Senor Abravanel.
Senor, nome de registro de Silvio Santos, remete à ascendência do apresentador. Nos anos 1980, ele explicou que é descendente de Dom Isaac Abravanel, judeu financista responsável pelas finanças de Portugal e da Espanha no século 15.
"O homem que me deu origem consertou as finanças de Portugal, depois foi chamado pelos reis católicos, Isabel e Fernando, para a Espanha. Era o Dom Isaac Abravanel. Consertou as finanças da Espanha, depois quando chegou a inquisição, os reis católicos disseram 'você fica e o povo judeu vai'. Ele disse, 'não, o povo judeu vai e eu vou junto'."-- Silvio Santos
Dom virou Senor no Brasil. "Aqui no Brasil não existe Dom. O título que meus antepassados ganharam no ano de 1400 e quantos. O dom Isaac Abravanel foi um dos que deu dinheiro para que Colombo viesse descobrir a América, então disseram para o meu pai que 'Dom é frescura' e ele colocou Senor, Senor quer dizer 'Dom Abravanel'", contou ele na época.
Mãe do dono do SBT tinha dificuldade em pronunciar Senor e o chamava de Silvio, alcunha que o famoso adotou. Posteriormente, no início da carreira artística, ele trocou Abravanel por Santos.
Mudança foi motivada para que ele pudesse participar de um programa de calouros. Caso usasse novamente o sobrenome Abravanel, saberiam que ele já tinha tentado anteriormente e não o ouviriam. Ele escolheu "Santos" e não mudou mais.
Filhas de Silvio Santos adotaram sobrenome de registro do pai. As herdeiras do dono do SBT são conhecidas pelo sobrenome Abravanel e comandam o SBT, inclusive nas telinhas no horário anteriormente ocupado pelo pai. Silvio foi um ícone da TV nacional e considerado um dos maiores apresentadores do mundo.
Com informações de Splash, UOL