
Após recentes episódios de violência registrados no campus central da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), o reitor em exercício da instituição, Henio Ferreira de Miranda, reuniu-se na tarde desta quarta-feira (16), na Escola de Governo, com representantes das forças de segurança pública do Estado para discutir estratégias de enfrentamento à criminalidade na área universitária.
Participaram do encontro o secretário da Segurança Pública e Defesa Social do RN (SESED), coronel Francisco Araújo, a superintendente da Polícia Federal no RN, delegada Larissa Perdigão, e o superintendente da Polícia Rodoviária Federal no RN, inspetor Péricles Venâncio dos Santos.
Ações imediatas e investigação
Durante a reunião, foi definida a implementação de policiamento ostensivo integrado em parceria com a segurança patrimonial da UFRN. A medida visa reforçar a presença das forças de segurança dentro do campus universitário como resposta emergencial aos casos reportados pela comunidade acadêmica.
O diretor da Polícia Civil da Grande Natal, delegado Marcos Vinícius dos Santos, recebeu os boletins de ocorrência registrados e outras informações apuradas pela universidade para dar início às investigações.
O secretário Francisco Araújo destacou a importância da colaboração da população acadêmica, pedindo que todos os episódios de violência sejam formalmente denunciados.
“Já definimos uma ação de policiamento ostensivo integrado com a segurança patrimonial da UFRN. É fundamental que a comunidade registre boletins de ocorrência, inclusive por meio da delegacia virtual”, reforçou.
Polícia Federal reforça atuação no campus
Por ser uma autarquia federal, a atuação policial no interior da UFRN também é de competência da Polícia Federal. A delegada Larissa Perdigão destacou a parceria já existente com a universidade:
“As atribuições dos crimes praticados em detrimento da União são da PF. Essa parceria com a UFRN é consolidada, e estamos à disposição para atuar nesse e em outros casos”, afirmou.
Com informações de Ponta Negra News