Vereador denuncia que tomógrafo do Varela Santiago está pouco utilizado por lentidão na regulação; Sesap nega

17 de Abril 2025 - 15h40
Créditos: Francisco de Assis

O vereador de Natal Léo Souza (Republicanos) denunciou que o tomógrafo do Hospital Varela Santiago, em Natal, estaria subutilizado. De acordo com o parlamentar, o equipamento estaria atendendo apenas 3 pessoas por dia, quando poderia atender até 10 pessoas por hora, segundo ele. As denúncias foram feitas na última terça-feira (15) e vêm ganhando corpo nos últimos dias.

O tomógrafo pertence ao hospital, mas pacientes são atendidos no local pelo SUS, por meio de convênio com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap). De acordo com Léo Souza, a Sesap estaria demorando a regular os pacientes para o Varela, deixando o equipamento subutilizado.

Em nota, a Sesap afirmou que não há demora na regulação de pacientes para realização de tomografias no Hospital Varela Santiago. Segundo a Secretaria, na manhã desta quinta-feira (17), por exemplo, havia 60 pacientes regulados, isto é, prontos para fazer o exame, só aguardando serem chamados pelo hospital.

Procurado, o Hospital Varela Santiago não forneceu informações sobre pacientes atendidos no setor de tomografia, se limitando apenas a dizer que tem o compromisso de realizar “15 mil atendimentos realizados mensalmente, com os pacientes do SUS e com a população do Rio Grande do Norte”.

Debate entre vereadores

Em pronunciamento na Câmara Municipal nesta quarta-feira (16), a vereadora Samanda Alves (PT) rebateu Léo Souza e afirmou que consultou a Secretaria de Saúde e foi informada de que pacientes são regulados, mas que o hospital é que não tem capacidade de atender mais pacientes do que o fluxo atual.

“O Hospital Varela Santiago não tem nem espaço para atender mais pacientes. Já há 60 pacientes autorizados a receber atendimento, esperando somente a agenda. Então não corresponde com a verdade a fala do vereador Léo Souza”, afirmou.

Léo Souza usou seu direito de resposta e disse que sua denúncia está embasada em relatos de servidores do hospital repassados para ele. Ele voltou a criticar o governo Fátima.

“Quando diz que eu estou faltando com a verdade, quem tem que vir dizer isso é o Hospital Varela Santiago, e não uma emissora do governo. Eu desafio qualquer um a dizer que o Varela Santiago está mentindo. Falar que doutor Paulo, Régis e toda a equipe do Varela está mentindo, então a gente vai brigar na Justiça”, declarou.

O que diz a Sesap

Leia a nota abaixo:

“A Secretaria de Estado da Saúde Pública esclarece que não há demora na regulação de pacientes para realização de tomografias no Hospital Varela Santiago, já tendo toda a lista com pouco mais de 60 pacientes sido devidamente regulada. A Sesap aguarda a disponibilidade do prestador para atender a atual demanda, pois o Hospital Varela Santiago informou não possuir mais agenda para atender pacientes no mês de abril. A Sesap ressalta que mantém uma importante parceria institucional e reconhece a importância do Varela Santiago, que presta um grande serviço à saúde pública potiguar, historicamente reconhecido por toda sociedade”.

O que diz o hospital

Leia a nota abaixo:

“Diante das informações veiculadas nas últimas horas sobre o uso do equipamento de tomografia do Hospital Infantil Varela Santiago, a superintendência da instituição esclarece que o Hospital é uma entidade apartidária, sem qualquer vínculo político, e que todo o seu compromisso é com a verdade e com a saúde das crianças e adolescentes atendidos diariamente.

Aproveitamos para reforçar que o Varela Santiago está de portas abertas para receber todos os parlamentares – sejam da Comissão de Saúde ou representantes de quaisquer partidos – que desejem conhecer de perto o funcionamento do hospital, inclusive o setor onde está instalado o tomógrafo.

Acreditamos que o diálogo transparente e o contato direto com a nossa equipe são os caminhos mais eficazes para esclarecer qualquer dúvida ou questionamento. Não se trata de quem está certo ou errado em uma discussão política, mas sim de garantir que informações corretas e baseadas na realidade da instituição prevaleçam.

Nosso compromisso é com os mais de 15 mil atendimentos realizados mensalmente, com os pacientes do SUS e com a população do Rio Grande do Norte. Seguiremos firmes em nossa missão, trabalhando com responsabilidade, ética e dedicação à saúde infantil.

Natal, 16 de abril de 2025.
Hospital Infantil Varela Santiago – Superintendência”

98 FM