
A esperada volta para casa começou oficialmente. Depois de uma missão que deveria durar oito dias, mas se estendeu por nove meses, os astronautas "presos" no espaço Suni Williams e Butch Wilmore estão finalmente a caminho da Terra.
Ao todo, eles passaram 287 dias na Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) devido a problemas técnicos na cápsula Starliner, da Boeing, que deveria ter trazido a dupla por volta de junho de 2024.
Com o retorno adiado indefinidamente, a solução foi embarcar na cápsula Dragon Freedom, da SpaceX, que desacoplou da ISS na madrugada desta terça-feira (2h05 no horário de Brasília).
A bordo também estão os astronautas Nick Hague e o cosmonauta russo Aleksandr Gorbunov, que fazem parte missão Crew-9.
O trajeto inclui várias fases críticas: o desacoplamento da estação, uma série de manobras orbitais para posicionar a cápsula corretamente, a queima de reentrada que desacelera a cápsula, e finalmente a descida controlada até o oceano usando paraquedas:
- Fechamento da escotilha: O retorno da cápsula da SpaceX começou com os preparativos para fechamento da escotilha às 23h45 da última segunda-feira (17).
- Desacoplamento: A partida (desacoplamento do veículo da estação espacial) às 2h05 da madrugada de terça-feira.
- Chegada: Pelas estimativas da Nasa, o retorno dos astronautas será um processo que durará aproximadamente 17 horas no total, desde o fechamento da escotilha até a amerissagem (pouso na água) prevista para às 18h57 de terça-feira.
- Ponto de pouso: astronautas devem ser resgatados em um ponto (ainda não detalhado) na costa da Flórida, nos EUA.
Após a amerissagem, equipes de recuperação estarão prontas para resgatar os astronautas e a cápsula, finalizando assim a missão que manteve Wilmore e Williams no espaço por muito além do tempo inicialmente previsto.A esperada volta para casa começou oficialmente. Depois de uma missão que deveria durar oito dias, mas se estendeu por nove meses, os astronautas "presos" no espaço Suni Williams e Butch Wilmore estão finalmente a caminho da Terra.
Ver essa foto no Instagram
Com informações de g1