
A Coreia do Norte enviou balões para a Coreia do Sul transportando fezes e lixo, segundo informações divulgadas por militares sul-coreanos nesta quarta-feira (29). Um alerta foi emitido para moradores que vivem em regiões de fronteira. Até a última atualização desta notícia, autoridades sul-coreanas já haviam contabilizado 260 balões.
Os balões começaram a ser vistos sobrevoando o território sul-coreano na noite de terça-feira (28). Segundo o governo da Coreia do Sul, alguns balões conseguiram chegar a uma província no sudoeste do país.
Mais tarde, a Coreia do Norte confirmou o envio dos artefatos transportando lixo e fezes. Através da TV estatal KCNA, Pyongyang disse que a ação é uma retaliação a Seul e afirmou que continuará enviando os balões.
Imagens divulgadas pela imprensa da Coreia do Sul mostraram balões brancos amarrados a sacos plásticos com lixo. Os militares afirmaram que encontraram resíduos como garrafas de plástico, baterias, peças de sapato e fezes. Veja imagens:
A Coreia do Norte lançou mais de 200 balões carregados com sacos com lixo e fezes em direção à Coreia do Sul. A medida foi uma resposta ativistas do Sul que costumam enviar balões para o Norte com panfletos contra o governo de Pyongyang: https://t.co/em4iOhvS6H #JH pic.twitter.com/3lYrMkGPGI
— Jornal Hoje (@jornalhoje) May 29, 2024
As autoridades acreditam que o envio dos balões para a Coreia do Sul seja uma resposta a uma ação semelhante promovida por ativistas sul-coreanos e desertores da Coreia do Norte.
“Estes atos da Coreia do Norte violam claramente o direito internacional e ameaçam seriamente a segurança do nosso povo”, afirmaram os militares da Coreia do Sul em um comunicado.
O Sul ainda classificou a atitude do Norte como "desumana" e "vulgar".
Com informações de g1