
Com 31 mil seguidores apenas no Instagram, o influencer Lucas Samarone viralizou ao furar o bloqueio e trafegar no trecho em obras da ponte de Igapó, no sentido zona Norte de Natal. O vídeo foi publicado nessa quinta-feira (24), nas redes sociais, e rapidamente ganhou notoriedade.
Nas imagens, o influencer, que sempre faz publicações no trânsito da capital potiguar, passa por uma brecha entre um cavalete e a mureta lateral e acessa a parte que já recebeu o novo asfalto. "Estou inaugurando, galera. Doido é doido", afirma.
Em um determinado momento, ele passa perto de operários, que ficam sem entender o que estava acontecendo. Mais à frente, o motoqueiro se livra de mais obstáculos e, finalmente, sai da ponte, seguindo em direção à avenida Doutor João Medeiros Filho. "Realizando um sonho. Inaugurei, papai. Está inaugurada, está inaugurada", comemora.
Apesar da euforia, o ato é considerado uma infração de natureza grave, que acarreta cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) do condutor e multa no valor de R$ 195,23. "A conduta de transpor, sem autorização, bloqueio viário com ou sem sinalização ou dispositivos auxiliares configura infração de trânsito prevista no artigo 209 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB)", explicou a Polícia Rodoviária Federal, responsável pela fiscalização no trecho.
No entanto, o influencer deverá escapar ileso da ação. "É importante destacar que, conforme a legislação vigente, a autuação por infrações de trânsito deve ser realizada por agente de autoridade de trânsito no exercício regular de suas funções, mediante constatação direta do fato. Imagens de terceiros ou gravações realizadas por particulares, por si só, não são elementos suficientes para a lavratura do auto de infração", justificou a PRF.
Nesta sexta-feira (25), o influencer comentou sobre o vídeo nas redes sociais. "Fiquei pensativo depois. 'Será que vai dar alguma coisa?' Tem muita gente que gosta, tem quem bota para baixo. Meu intuito era mostrar como já está a obra, muita gente tem curiosidade de saber como está", disse ao explicar o motivo de ter passado no trecho bloqueado.
De acordo com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), a ponte será liberada apenas em maio. Segundo a autarquia, esse é o prazo definido. Contudo, em março deste ano, o superintendente do Dnit no RN, Getúlio Batista, afimrou que tudo estava sendo feito para que houvesse a liberação ainda em abril.
Portal da Tropical