
Imagens feitas no aeroporto de Toronto, no Canadá, mostram o momento em que um avião com 80 pessoas a bordo capotou ao pousar, na segunda-feira (17). Dezoito ficaram feridos, três com gravidade, incluindo uma criança. Ninguém morreu.
No vídeo, é possível ver que havia muita neve na pista. Ao tocar o solo, o jato CRJ900 da companhia Delta Airlines sofreu um desequilíbrio. A asa direita bateu no chão e pegou fogo imediatamente.
Com a explosão, o avião virou para o lado direito e capotou. As chamas foram contidas logo depois.
As 80 pessoas a bordo, incluindo passageiros e tripulação, conseguiram sair da aeronave.
Não se sabe ainda o que causou o acidente. Essas informações não haviam sido divulgadas até a última atualização desta reportagem.
O Conselho de Segurança de Transporte do Canadá investiga o caso.
O acidente
A aeronave capotou por volta das 14h15 no horário local (16h15 em Brasília). O voo DL4819 vinha de Minneapolis, nos Estados Unidos, e era operado pela Endeavor Air, subsidiária da Delta.
Segundo a a ministra dos Transportes do Canadá, Anita Anand, os três feridos com gravidade são uma criança, um homem de cerca de 60 anos e uma mulher na mesma faixa de idade. Eles foram levados de helicóptero para hospitais da região.
Condições climáticas
Segundo o chefe dos bombeiros, Todd Aitken, as condições do aeroporto eram de tempo seco e sem vento cruzado. Uma hipótese cogitada pelos especialistas era de que uma forte rajada de vento cruzado — o chamado "crosswind", que bate na lateral da aeronave quando ela está perto de pousar — pudesse ter desestabilizado o avião e provocado o capotamento.
Ver essa foto no Instagram
Com informações de g1