
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (Crea-RN), Roberto Wagner, afirmou que a Ponte de Igapó, cuja reforma deve ser entregue neste mês, apresentava o mesmo risco de queda em comparação a ponte que ligava os estados do Tocantins e Maranhão, a qual caiu em dezembro do ano passado. A fala foi dita em entrevista nesta sexta-feira (9).
“O nível de criticidade daquela ponte era o mesmo da ponte que caiu entre o estado do Maranhão e Tocantins. O Dnit tem uma classificação que é nível 2. Nível 5 é o melhor, uma ponte nova, e ali estava em nível 2 (que indica risco de queda). Então, isso não foi medido. Eu estive lá, aí a gente viu que o nível de complexidade da obra realmente é bastante elevado”, disse.
Em sua fala, o presidente do conselho comentou que o planejamento da reforma da obra foi “um desastre”, considerando também que a interdição do equipamento ocorreu após o avanço da reestruturação da avenida Felizardo Moura (via que liga o condutor a ponte) momento em que o fluxo de veículos se tornou mais acessível, com a remoção de interdições na avenida.
Wagner pontuou o bom desempenho do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) na execução da obra, mas ressaltou que a falta de coordenação na gestão do trânsito, além ausência de clareza na comunicação com o público, impactou além do devido.
“Sobre o nível de excelência, a gente pôde perceber que é muito bom. Então, é de se lamentar que a falha no planejamento colocou tanto em xeque aquela obra”, afirmou.
Veja fala do presidente do Crea-RN:
Ponte de Igapó tinha mesmo risco de queda que ponte entre Tocantins e Maranhão, diz presidente do Crea-RN
— 98 FM Natal (@98FMNatal) May 9, 2025
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Rio Grande do Norte (Crea-RN), Roberto Wagner, afirmou que a Ponte de Igapó, cuja reforma deve ser entregue… pic.twitter.com/vhJL6txg3t
Com informações de Portal da 98 FM