
O ex-prefeito de São Tomé, Babá Pereira (PL), foi eleito nesta quarta-feira (15) para a presidência da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), durante o biênio 2025/2026. O ex-gestor, que já ocupou o cargo, foi escolhido em votação onde contou com o apoio de 109 prefeitos, derrotando o chefe do Executivo de Pedra Grande, Pedro Henrique (PSDB), que recebeu apenas 52 votos.
A vitória de Babá fortalece a oposição ao Governo Fátima, principalmente os senadores Rogério Marinho (PL) e Styvenson Valentim (Podemos), que se empenharam em garantir a conquista do aliado. O resultado é o primeiro fato político com potencial de influência no jogo eleitoral de 2026. Com isso, acaba também fortalecendo as prováveis candidaturas de Rogério e Styvenson no próximo ano, seja para disputa do Governo ou Senado.
Por outro lado, o desempenho pífio de Pedro Henrique impõe ainda mais desgaste ao Governo Fátima Bezerra (PT) e a seus aliados. Com rejeição batendo recordes em praticamente todas as regiões do Estado, a governadora acabou ficando marcada pela derrota do desconhecido prefeito de Pedra Grande.
Ao abraçar a ideia, o vice-governador Walter Alves (MDB) e o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, também colocaram suas digitais em uma derrota que era bastante esperada diante da liderança conquistada por Babá entre os prefeitos potiguares.