19 crianças e 2 adultos são mortos em massacre em escola nos EUA

25 de Maio 2022 - 04h22
Créditos:

Pelo menos 19 crianças, uma professora e um adulto não identificado morreram após um atirador fazer diversos disparos, na tarde desta terça-feira (24), na Robb Elementary School, uma escola localizada na cidade de Uvalde, no Texas (EUA). A informação é das autoridades americanas. 

As vítimas chegaram a ser socorridas a um hospital local, mas não resistiram aos ferimentos. Múltiplos feridos estão sendo atendidos em duas unidades de saúde da região. O criminoso, um rapaz de 18 anos que estudava no colégio, foi morto durante a ação.

Em pronunciamento o senador Roland Gutierrez, que repassou à imprensa norte-americana a atividade policial no caso e informou 18 crianças mortas no ataque. Esse número foi atualizado no começo da madrugada desta quarta-feira (25), após declaração do sargento Erick Estrada, do Departamento de Segurança Pública do Texas (EUA). 

O crime teve início por volta das 11h (horário local), dois dias antes do encerramento das aulas no distrito, que celebraria a formatura deste ano na próxima sexta-feira (27). A unidade de ensino entrou em lockdown logo após serem ouvidos os primeiros disparos.

As informações foram confirmadas pelo hospital da cidade, pelo CEO Tom Nordiwick, ao canal norte-americano ABC News e à agência de notícias AFP. Em rápido pronunciamento, a polícia local informou que o criminoso agiu sozinho e que as crianças mortas seriam dos segundo, terceiro e quarto anos do ensino básico e tinham entre 7 e 10 anos.

A polícia de Uvalde anunciou a prisão do suspeito, às 13h06. Minutos mais tarde, em pronunciamento, o governador do Texas, Greg Abbott, identificou o atirador como sendo o estudante Salvador Ramos, de 18 anos, e alegou que ele foi baleado e morto durante o episódio.

"Quando os pais deixam as crianças na escola eles esperam buscar os filhos de volta quando as aulas acabarem. Há famílias enlutadas agora. O estado do Texas está de luto junto a elas, diante da realidade de que esses pais não poderão buscar seus filhos na escola.", Greg Abbott, governador do Texas.

Os estudantes foram removidos para um centro de acolhimento local, onde os pais puderam receber informações antes de buscá-los.

Segundo comunicado do Uvalde Memory Hospital e da University Health, 14 alunos e dois adultos foram socorridos com ferimentos. Ainda não há atualização do estado de saúde de todas as vítimas. 

A polícia investiga se Salvador Ramos também assassinou a própria avó antes de se dirigir até a escola e promover os disparos, informou a CBS News. A polícia ainda não se pronunciou oficialmente sobre a morte da idosa.

Com informações de UOL