
Uma das promessas de campanha mais emblemáticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) — o retorno do churrasco com “picanha e cervejinha” — se transformou em motivo de descrença para a maioria dos brasileiros. De acordo com uma pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas, 67,1% dos eleitores não acreditam mais que Lula conseguirá cumprir o que prometeu. Com informações da VEJA.
Apenas 26,3% ainda têm esperança de que a maioria da população poderá voltar a comprar carne e cerveja com facilidade durante este mandato. Outros 6,6% preferiram não opinar.
O levantamento aponta que a frustração está ligada principalmente à percepção negativa da população sobre a economia atual. Um em cada dois entrevistados (50%) acredita que o preço da picanha subiu na gestão Lula em comparação com o governo Jair Bolsonaro. Já 21,7% afirmam que os preços estão iguais, enquanto apenas 17,9% dizem que a carne está mais barata atualmente. A parcela de indecisos é de 10,5%.
A fala de Lula durante a campanha de 2022 ficou marcada como símbolo da promessa de melhoria econômica: “O povo tem que voltar a comer um churrasquinho, comer uma picanha e tomar uma cervejinha.”
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores de todo o país entre os dias 18 e 22 de junho, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%. Os dados evidenciam o desgaste da imagem do presidente perante parte do eleitorado, especialmente no campo econômico.