
O ex-ministro da Educação Abrahan Weintraub disse que o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowski tentou comprar a casa dele mesmo sem o imóvel estar à venda. A afirmação foi feita em depoimento à Polícia Federal, na tarde de hoje.
A apuração foi aberta pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo. O depoimento foi prestado por videoconferência para policiais sediados em Brasília, enquanto Weintraub estava na sede da PF em São Paulo.
Em 17 de janeiro, o ex-ministro da Educação disse em uma entrevista a um podcast que tentaram comprar a casa dele. A justificativa da tentativa de aquisição era que Weintraub não voltaria ao Brasil após ida aos Estados Unidos para assumir a diretoria do Banco Mundial.
"É adequado isso? Esse juiz me negou habeas corpus", afirmou Weintraub, sem citar nomes. O ex-ministro estuda lançar candidatura para o governo de São Paulo nas eleições deste ano.
Depoimento
Durante o depoimento hoje, o ex-ministro disse que não teve intenção de difamar ninguém, e que só citou o caso no podcast ao ser questionado sobre o Supremo. "Me recordei por entender ser um caso curioso, anedótico e que me causou mal-estar por sequer minha casa estar à venda", disse.
Segundo Weintraub, foi seu advogado, Auro Tanaka, quem lhe informou sobre a proposta de Lewandowski. Ele acrescentou aos policiais que vai enviar documentos que comprovam a entrada, mais de uma vez, do ministro do STF na sua propriedade.
Fonte: Uol