Air France-KLM dá mais um passo na otimização da frota de longa distância

30 de Junho 2019 - 09h25
 

Companhias trocarão entre si encomendas de aeronaves já realizadas; Air France focará nos Airbus A350-900 e KLM nos Boeing 787-9

 

 A Air France e a KLM estão constantemente em busca de otimizar suas frotas de longa distância. As companhias aéreas trocarão os pedidos já realizados dos Boeing 787 e Airbus A350 entre elas, a fim de aperfeiçoar as frotas por meio do crescimento acelerado e da harmonização de aeronaves similares em ambas as companhias aéreas.

"Este é o primeiro passo para harmonizar e simplificar a frota do Grupo Air France-KLM em suas duas maiores companhias aéreas", declarou o CEO do Grupo, Benjamin Smith.

A troca entre as companhias significa que, no período de 2021-2023, os seis Boeing 787 restantes encomendados para a Air France serão transferidos para a KLM, e os atuais sete Airbus A350-900 encomendados para a companhia holandesa serão transferidos para a irmã francesa.

Hoje, a Air France opera nove Boeing 787-9 e uma aeronave adicional está programada para chegar em maio de 2020, resultando em uma frota de dez Boeing 787-9 para a Air France no próximo ano. Além disso, a companhia com sede na França receberá seu primeiro Airbus A350-900 em setembro de 2019. Já existe uma encomenda extra com 20 aeronaves confirmada, que serão adicionadas os sete A350-900 inicialmente destinados à aérea com sede na Holanda, resultando em um total de 28 aeronaves.

A KLM atualmente opera 13 Boeing 787-9 e receberá seu primeiro Boeing 787-10 em junho de 2019. Esta frota crescerá ainda mais, atingindo 21 Boeing 787 até o final de 2020, aos quais serão adicionados outros seis Boeing 787s inicialmente destinados a Air France resultando em um total de 27 aeronaves.
As opções de desenvolvimento de frotas adicionais na Air France dentro do grupo Air France-KLM estão atualmente em estudo, em consultoria com todas as partes interessadas.

 

Sobre a Air France-KLM

Uma gigante global com uma forte base europeia, as principais áreas de negócios do Grupo Air France-KLM são o transporte de passageiros, o transporte de carga e a manutenção aeronáutica.
A Air France-KLM é o grupo líder em termos de tráfego internacional partindo da Europa. Em 2018, oferece aos seus clientes acesso a uma rede que abrange 314 destinos em 116 países, graças às suas cinco marcas Air France, KLM Royal Dutch Airlines, Joon, Transavia e HOP! Air France. Com uma frota de 548 aeronaves em operação e 101,4 milhões de passageiros transportados em 2018, a Air France-KLM opera até 2.300 voos diários, principalmente de seus hubs em Paris-Charles de Gaulle e Amsterdam-Schiphol.
O seu pro grama de fidelidade Flying Blue é um dos líderes na Europa, com mais de 15 milhões de membros.
A Air France-KLM também é membro da aliança SkyTeam, que tem 19 companhias aéreas associadas, oferecendo aos clientes acesso a uma malha aérea global de mais de 14.500 voos diários para mais de 1.063 destinos em 173 países.

Air France-KLM no Brasil

O Grupo Air France-KLM opera atualmente 42 frequências semanais entre a Europa e o Brasil, e disponibiliza 1,3 milhão de assentos em 2019, tendo transportado mais de 1 milhão de passageiros em 2018. De Air France, são 3 voos para Fortaleza, 7 frequências para o Rio de Janeiro e outras 14 para São Paulo. A KLM, por sua vez, possui 4 frequências para Fortaleza, além de 7 voos para o Rio de Janeiro e outros 7 para São Paulo.
Juntamente com a GOL Linhas Aéreas Inteligentes, parceiros desde 2014 no Brasil, as companhias já operaram mais de 1 milhão de passageiros e cobrem 99% da demanda entre o Brasil e a Europa.