Amaro Sales enfatiza importância da sobrevivência das pequenas empresas

15 de Setembro 2020 - 03h41
Créditos:

O presidente da FIERN e do Conselho Temático da Micro e Pequena Empresa da CNI, Amaro Sales de Araújo, abriu, na manhã desta segunda-feira (14), o Seminário “Diálogo Iberoamericano – Pense nas Pequenas Primeiro”, uma iniciativa que visa acelerar a retomada da economia, por meio do intercâmbio de experiências entre os países participantes, com propostas objetivas para ajudar as micro e pequenas empresas a retomarem o crescimento, gerarem emprego e renda.

O evento é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Secretaria-Geral Ibero-Americana (SEGIB) e o Conselho de Empresários Ibero-Americanos (CEIB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e o apoio do Ministério da Economia.

Amaro Sales destacou o esforço intenso da CNI voltado para o segmento das micro e pequenas empresas e a criação do COMPEM. Desde 2013, a CNI realiza o seminário ‘Pense nas Pequenas Primeiro’, em parceria com o Sebrae, para propor melhorias nas políticas públicas com foco no aumento da competitividade dos pequenos negócios. Este ano, o evento acontece no formato online, devido a pandemia do novo coronavírus.

“Conhecemos os desafios do dia-a-dia da micro e pequena empresa e buscamos articular soluções junto ao governo, ao congresso e às instituições brasileiras”, afirmou Amaro Sales. “Hoje queremos debater soluções para retomar a economia, medidas para enfrentar a crise e construir um caminho no cenário pós-pandemia. As pequenas empresas querem crescer. A transição para o desenvolvimento sustentável é um grande desafio. Precisamos criar soluções e instrumentos eficazes para isso. Precisamos trabalhar a sustentabilidade e a sobrevivência do setor que representa 54% dos empregos no Brasil”, acrescentou o presidente do COMPEM/CNI.

Ele citou as medidas adotadas pelo governo brasileiro para socorrer as micro e pequenas empresas afetadas pela crise do novo coronavírus, como o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) que já disponibilizou R$ 15,9 bilhões, no primeiro pacote, e mais R$ 12 bilhões, no segundo, em garantias com recursos do governo federal. Além da importância da lei geral da micro e pequena empresas, Amaro Sales defendeu medidas para a digitalização dos pequenos negócios.

Participaram a abertura do encontro Carlos Melles Presidente, presidente do SEBRAE Nacional, o senador Jorginho Mello, presidente da Frente Parlamentar Mista da Micro e Pequena Empresa, Antônia Tallarida, subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato do Ministério da Economia, Íñigo Fernández de Mesa, vice-presidente do CEOE e presidente do Instituto de Estudos Econômicos, Rebeca Grynspan, secretária-Geral Ibero-Americana (SEGIB).

O painel “Políticas públicas de desenvolvimento para apoiar a recuperação das micro e pequenas empresas ibero-americanas” reuniu como debatedores a subsecretária Antonia Tallarida Martins e a secretaria de Comercio da Espanha, Xiana Méndez, e como moderador o diretor de Desenvolvimento Industrial, Carlos Abijaodi.