
Uma gestante deu à luz uma criança às margens da BR-020, no interior do Ceará, após a ambulância que a transportava pegar fogo. A paciente morava no município de Boa Viagem, a 205 km de Fortaleza, e estava a caminho de outra cidade onde iria acontecer o parto. O caso aconteceu na madrugada de sábado (9).
De acordo com Montezuma Feitosa, médico socorrista do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), o socorro só aconteceu porque outra ambulância encontrou a equipe e a gestante na rodovia. "Eles saíram com um paciente e encontraram uma ambulância municipal em chamas. Foi aí que a equipe parou."
Ao analisar a situação da mulher, a equipe médica constatou que ela já estava com a bolsa rompida e dilatação de nove centímetros. "Eles optaram, então, por fazer o parto ali mesmo. Prepararam a maca na beira da pista, porque ela não poderia ir para dentro da ambulância do Samu, que já tinha um paciente grave", ressalta.
Segundo Montezuma, a decisão foi essencial para preservar a vida da mulher e também do bebê. Caso o procedimento não fosse feito naquele momento, a criança do sexo feminino teria sofrido consequência neurológicas graves "Graças a Deus, a mãe e a criança ficaram bem. Outra ambulância de Boa Viagem chegou até o local."
Com informações de UOL