Após Guedes falar em AI-5, Toffoli rebate: 'É incompatível com a democracia

26 de Novembro 2019 - 08h26
Créditos:

Um dia depois de o ministro da Economia, Paulo Guedes , declarar que não deve ser motivo para assustar ninguém falar em AI-5 , o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli , rebateu.  Segundo o presidente da Corte, AI-5 não combina com democracia.

— O AI-5 é incompatível com a democracia. Não se constrói o futuro com experiências fracassadas do passado — disse Toffoli , durante Encontro Nacional do Poder Judiciário em Maceió.

Indagado sobre a fala do ministro Paulo Guedes, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luis Roberto Barroso, disse que o assunto era do "varejo da política".

— Isso (a declaração de Guedes) pertence ao varejo da política. Não cabe a um ministro do STF opinar.

Barroso falou após audiência pública realizada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Durante entrevista nos Estados Unidos, Guedes tentou justificar falas recentes do deputado Eduardo Bolsonaro sobre o uso do AI-5, ato editado na ditadura militar, para reprimir ações políticas que promovam a instabilidade política.

— Sejam responsáveis, pratiquem a democracia. Ou democracia é só quando o seu lado ganha? Quando o outro lado ganha, com dez meses você já chama todo mundo para quebrar a rua? Que responsabilidade é essa? Não se assustem então se alguém pedir o AI-5. Já não aconteceu uma vez? Ou foi diferente? Levando o povo para a rua para quebrar tudo. Isso é estúpido, é burro, não está à altura da nossa tradição democrática — disse Guedes.

O Globo