Após semana com alerta de ataques de facções, presos de Alcaçuz fazem motim

05 de Junho 2019 - 10h32
Créditos:

Presos do do Complexo Penal de Alcaçuz fizeram um motim na manhã desta quarta-feira (05). O tumulto aconteceu em uma das alas do pavilhão 5 da unidade, mas a Secretaria de Segurança do RN (Sesed) classificou o ocorrido apenas como um "princípio de tumulto" que foi rapidamente controlado pelos agentes penitenciários.

No pavilhão 5 estão presos atualmente membros do Primeiro Comando da Capital (PCC). Devido ao ocorrido, a segurança do presídio foi reforçada.

O motim acontece cinco dias após o Sistema Prisional e de Segurança do Rio Grande do Norte ficar sob alerta máximo de ataques. Um alerta interceptado pela inteligência da Polícia Federal apontou, na última sexta-feira (31) para um possível "salve" dentro e fora dos presídios, articulado por uma facção criminosa com atuação no Estado.

A ordem para "quebrar tudo" seria não apenas para Natal, mas também teria ações em Pau dos Ferros, Mossoró, Apodi e Macaíba. A PF disse ainda que os bandidos já haviam encontrado uma forma de abrir as celas no presídio de Alcaçuz.

Confira a Nota Oficial do Governo do Estado:

NOTA

Natal (RN), 05 de junho de 2019

Sobre a atual situação do sistema penitenciário do Rio Grande do Norte, a Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) e a Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (Seap) esclarecem que:​

Na manhã desta quarta-feira (05), foi registrado um princípio de tumulto no Presídio Estadual Rogério Coutinho Madruga, em Nísia Floresta. A ocasião, no entanto, foi controlada rapidamente pelos Agentes Penitenciários da unidade.

LEIA MAIS:

Sistema prisional e de segurança do RN sob alerta; criminosos articulam ataques

Após alerta de ataques, visitas são suspensas em Alcaçuz e outros presídios

Presídios do RN estão sob vigilância após alerta de ataques, diz secretário

Por três vezes, juiz alertou para risco de novos ataques em presídios do RN

Em dia prometido para ataques, base da PM é incendiada; Governo nega relação