Após vazamentos, 58% reprovam conduta de Moro; prisão de Lula é aprovada por 54%

06 de julho 2019 - 17h48
Créditos:

Após os vazamentos de diálogos entre o ex-juiz Sérgio Moro e os procuradores da Lava Jato, a conduta do hoje ministro da Justiça e Segurança Pública no âmbito da operação, quando ainda era juiz, é reprovada por 58% da população, segundo pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 6.

A pesquisa foi feita entre os dias 4 e 5 de julho com 2.086 entrevistados com mais de 16 anos, em 130 cidades. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou menos.

Segundo a pesquisa, entre os entrevistados que ouviram falar do caso, 58% responderam que a conduta de Moro foi inadequada e 31% a aprovam. Outros 11% não sabem avaliar.

Além disso, esses 58% de entrevistados que consideram a conduta do ex-juiz inadequada, acham também que as eventuais decisões de Moro na Lava Jato devem ser revistas, caso sejam comprovadas irregularidades. Para 30%, o ganho no combate à corrupção compensa eventuais excessos cometidos.

A condenação de Lula por corrupção e lavagem de dinheiro também foi objeto de análise pela pesquisa. 54% dos entrevistados consideram a prisão do petista justa, mesmo índice obtido em abril. Aqueles que a acham injusta oscilaram dentro da margem de erro, de 40% para 42%. E 4% não souberam opinar — antes eram 6%.