
A condução pelo presidente Jair Bolsonaro da crise causada pelo coronavírus tem avaliação pior do que a dos governadores de estado, segundo pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda-feira pelo jornal "Folha de S.Paulo". De acordo com o levantamento, a atuação de Bolsonaro é aprovada por 35% dos entrevistados, enquanto a dos governadores tem aprovação de 54%.
O trabalho do Ministério da Saúde e do ministro da pasta, Luiz Henrique Mandetta, também são mais bem avaliados que o presidente, 55%.
O Datafolha ouviu 1.558 pessoas por telefone, entre 18 e 20 de março. A pesquisa tem margem de erro de três pontos para mais ou para menos.
Segundo os dados publicados, 35% dos entrevistados consideram o desempenho de Bolsonaro ótimo ou bom, 26% acham regular e outros 33% avaliam como ruim ou péssimo. Cinco por cento não soube responder.
O presidente mantém a aprovação alta em meio aos casos de Covid-19 entre os homens: 42% consideram a gestão da crise ótima e boa, enquanto entre as mulheres o índice é de 29%.
O desempenho de Bolsonaro diante da crise é desaprovada por 41% dos nordestinos, 34% de quem mora no Sudeste, 24% dos moradores do Norte e Centro-Oeste e no Sul por 23%.
A crise do novo coronavírus escancarou a falta de sintonia entre o governo Jair Bolsonaro e governadores do país. A sexta-feira foi marcada por troca de acusações públicas entre o presidente e os chefes dos Executivos do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), e de São Paulo, João Doria (PSDB).
O Globo