Brasileiro fã de Hitler ia fazer ataque em massa e filmar com GoPro

09 de Maio 2025 - 12h56
Créditos: Reprodução

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu em flagrante, nesta quinta-feira (8), um brasileiro de 21 anos que se preparava para cometer um ataque em massa em Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. O suspeito pretendia registrar a ação com uma câmera do tipo GoPro.

A prisão ocorreu durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão no bairro Uvaranas. De acordo com o delegado Derick Moura, responsável pela investigação, o jovem era declarado de Adolf Hitler e publicava nas redes sociais conteúdos com apologia ao nazismo, incluindo imagens do ditador alemão, símbolos nazistas e referências a autores de atentados internacionais.

O conteúdo incluía referências a ataques em massa, armamentos e até a intenção de transmitir tudo ao vivo com uma GoPro”, afirmou o delegado.

Durante a operação, a polícia apreendeu bandeiras nazistas, fotografias e desenhos de Hitler, dois coletes balísticos, duas armas de airsoft, facas, munições e diversos dispositivos eletrônicos. Todo o material será analisado pelos investigadores.

Segundo a PCPR, o jovem apresentava comportamento compatível com o de autores de atentados em massa, incluindo a idealização do suicídio após o ataque.

O suspeito foi autuado em flagrante por apologia ao nazismo e posse irregular de munição, e foi encaminhado ao sistema penitenciário. As investigações continuam para apurar se outros envolvidos.