Brasileiro vira 1ª opção para ser técnico do Barcelona; saiba quem é

28 de Janeiro 2024 - 04h53
Créditos: Getty Images

Ex-volante do Barcelona, o brasileiro naturalizado italiano Thiago Motta virou o favorito para substituir Xavi Hernández no comando da equipe catalã para a próxima temporada.

De acordo com a rádio espanhola "Cadena Ser", o presidente Joan Laporta já definiu o atual treinador do Bologna como primeira opção para o cargo caso os futuros resultados do time "o obriguem" a demitir o ídolo histórico do clube.

O trabalho de Xavi passou a ser bastante questionado depois de o Barça levar 4 a 1 do Real Madrid, na decisão da Supercopa da Espanha e ser eliminado da Copa do Rei pelo Athletic Bilbao em um período de apenas dez dias.

Segundo a "Cadena Ser", caso o técnico não resista até o fim da temporada, ele será substituído interinamente pelo mexicano Rafa Márquez, hoje no Barça Atlètic (ex-Barcelona B). Um novo treinador efetivo só seria contratado para 2024/25.

Agora cotado para comandar o Barcelona, Thiago Motta tem se destacado à frente do Bologna, onde trabalha desde setembro de 2022. 

Inicialmente contratado apenas para manter a equipe na primeira divisão, o ítalo-brasileiro conseguiu logo na sua temporada de estreia igualar a melhor campanha do clube em 20 anos ao terminar o Calcio na nona posição.

Neste ano, seu desempenho deu um salto de qualidade. O Bologna chegou a emendar uma sequência de nove partidas consecutivas sem perder e até entrou na zona de classificação para a próxima Champions.

O curioso é que o Barcelona nem é o primeiro clube da elite europeia a considerar a contratação do ítalo-brasileiro. No fim da temporada passada, o ex-volante foi sondado pelo Paris Saint-Germain, outro time que defendeu nos tempos de jogador, e também pelo Napoli, que havia acabado de faturar o scudetto.

Com informações de UOL