Caern registra aumento de 300% em transbordamento de esgotos durante as chuvas

26 de Abril 2019 - 03h12
Créditos:

As fortes chuvas que vêm caindo na capital trazem inúmeros transtornos. Diante deste cenário, a Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) reforça um pedido, que tem sido constante para a população, de não direcionar água de chuva para o sistema de esgotamento da Caern.
 
O sistema não é dimensionado para receber água de chuva. A drenagem de águas pluviais é independente e está sob responsabilidade das prefeituras municipais. Ao fazer a ligação clandestina o cidadão está trazendo transtornos para todos. Em virtude dessa contribuição irregular não prevista, tem ocorrido episódios de extravasamento de esgoto nos poços de visitas (bueiros) da Companhia. As demandas de transbordamento de esgotos têm aumentado em 300% durante os dias chuvosos.
 
ABASTECIMENTO
 
As chuvas também provocaram danos na rede de água. Um processo de erosão na rua Euclides da Cunha, no bairro Pitimbu deixou a rede de abastecimento exposta. Assim, para evitar danos ainda maiores a Caern precisou suspender de forma emergencial o fornecimento de água para a região até que o problema seja sanado.
 
A parada do abastecimento que estava programada para esta quinta-feira (25), com o objetivo de realizar a manutenção de sistema de abastecimento de água da cidade do Natal, e interromperia o fornecimento para os bairros: Alecrim, Bairro Nordeste, Dix-Sept Rosado, Quintas e parte de Lagoa Nova precisou ser adiada para esta sexta-feira (26) a depender das condições climáticas.