Câmara de Arbitragem da FIERN promove, em formato híbrido, “Conversas sobre Arbitragem Trabalhista”

23 de Novembro 2021 - 15h50
Créditos:

Na próxima sexta-feira (26), a Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da Fiern realiza, de forma híbrida, o evento “Conversas sobre Arbitragem Trabalhista”, às 11h, com o desembargador federal do Tribunal Regional do Trabalho da 21ª Região, Bento Herculano, e o advogado paraibano Henrique Lenon Farias Guedes. O encontro acontece no Espaço Cultural Candinha Bezerra, na Casa da Indústria, e terá transmissão ao vivo pelo canal do Youtube do Sistema FIERN.

O presidente Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da FIERN, Diogo Pignataro de Oliveira, explicou que “o foco central da temática deste evento será a arbitragem nas relações trabalhistas. A importância disso é que se trata de um tema que foi trazido para a legislação brasileira, de forma objetiva, a partir da Reforma de 2017. Portanto, é algo relativamente recente e que, ao permitir a solução dos conflitos não somente nos tribunais, mas também no âmbito privado, escolhido entre as partes, com a arbitragem, trouxe uma inovação, que precisa ser bem analisada, nos seus desafios para realização”.

Ele destacou que o encontro será um momento para a análise e discussão da arbitragem que pode facilitar a solução de conflitos nesta área.

“Há uma cultura arraigada de que conflitos trabalhistas irem aos Judiciário. E, claro, uma das partes que pode merecer uma especial proteção na solução. É o caso de se analisar como isso se dá no âmbito privado, além haver os aspectos de confiabilidade e sigilo nos processos. Isso pode facilitar, ser algo negativo ou positivo. Então, é importante trazer essas reflexões para sindicatos, empresas e ao mundo jurídico. São vários aspectos que estarão em debate”, analisou Pignataro.

Durante o evento, haverá também o lançamento do livro “Arbitragem Transnacional Trabalhista” do advogado Henrique Lenon, que é resultado de sua tese de Doutorado na USP.

Serviço
Conversas sobre Arbitragem Trabalhista
Sexta-feira, dia 26, às 11 horas
No Espaço Cultural Candinha Bezerra, da Casa da Indústria, e pelo canal do Youtube do Sistema FIERN.
Para acompanhar, acesse o link: https://www.youtube.com/watch?v=uY-XFaUrsr0