Câncer de Peritônio: saiba tudo sobre a doença que matou filho de Roberto Carlos

10 de Setembro 2021 - 03h26
Créditos:

O peritônio é a maior membrana do corpo. Ela reveste o interior do abdômen (barriga) abrangendo e protegendo todos os órgãos nele contidos (intestino, fígado, estômago, ovários, entre outros).

 

A maioria dos cânceres primários de peritônio inicia-se na parte inferior do abdômen conhecida como pélvis. Na maioria das vezes, não apresenta nenhum sintoma durante um longo período. Quando os sintomas ocorrem, podem apresentar-se das seguintes formas:

 

  • Perda de apetite.
  • Inchaço no abdômen.
  • Dor abdominal.
  • Constipação ou diarréia.
  • Necessidade de urinar com frequência.

Tratamento para Câncer Primário de Peritônio

 

Cirurgia - A cirurgia pode ser um dos tratamentos a serem utilizados para esse tipo de câncer. O intuito é retirar o maior volume de tumor ou tumores possíveis.

 

Quimioterapia - Quimioterapia é o uso de drogas, geralmente administrada após a cirurgia, para destruir as células cancerosas. No entanto, há casos em que opta-se por administrá-la primeiro, para posteriormente realizar a cirurgia. O objetivo é diminuir o tamanho do tumor e facilitar a retirada cirúrgica do mesmo.

 

Radioterapia - Radioterapia trata o câncer usando raios X de alta energia para destruir as células cancerosas. Ocasionalmente, utiliza-se a radioterapia no tratamento de câncer primário de peritônio.