Paula Marchesini despontou no cenário artístico brasileiro com a banda Brava, que durou entre 2000 e 2006. As músicas “Como For” e “Todo mundo quer cuidar de mim” fizeram sucesso da trilha sonora de ‘Malhação’, da Rede Globo.

Após o fim da banda, Paula fez um doutorado em filosofia na Johns Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos. E também estudou e deu aulas na renomada universidade de Harvard.

“Eu vim para os Estados Unidos em 2010. Terminei o mestrado na Puc em 2008. E eu fiquei uns dois anos, gravei um CD independente chamado “Silêncio”. Gravei com o meu marido na época, o Apoena Frota [cantor, produtor e filho de Marcos Frota]. E músicos que eram amigos nossos. Foi lançado independentemente e em 2009 eu comecei a pensar que eu queria fazer um doutorado aqui nos Estados Unidos e comecei a aplicar para universidades”, contou em entrevista ao G1.

Entre outros temas, Paula escreveu sobre o conceito do tempo segundo o filósofo francês Gilles Delueze e a estética da vida após a morte na obra de Kiekegaard.

“Eu queria saber outras perceptivas sobre esse assunto filosófico. Então, a minha pesquisa em filosofia é bem centrada nesse processo criativo. Que que é? De onde vem? Quais as habilidades que envolve e os tipos de resultado que saem de processos criativos? Eu escrevi minha tese de doutorado em parte sobre a Clarice Lispector, porque ela escreve muito sobre isso, sobre processo criativo”, relatou Paula sobre o seu doutorado.

“Dei algumas aulas em Harvard, estudei lá uma época. Dei aula na Tufs também e na Johns Hopkins, porque faz parte do processo de estudar. Mas eu vou te dizer que não é minha vocação assim”, concluiu.