Ceará-Mirim poderá ter patrulhamento com drones para inibir furtos e crimes

11 de Fevereiro 2019 - 04h07
Créditos:

Você já deve ter visto filmagens com imagens aéreas em matérias e comerciais que são disponibilizadas na televisão ou na internet. Uma situação que vem se tornando frequente entre os adeptos da tecnologia e inovação. Essas filmagens, realizadas por aeronaves não tripuladas, conhecidas como drones, estão sendo utilizadas como ferramentas de apoio em ações nas áreas de saúde, segurança pública, setor imobiliário e também em projetos de preservação ambiental.

O município de Ceará-Mirim poderá ter a disponibilização da operacionalização desse serviço para utilização de apoio às ações da Guarda Municipal durante operações de fiscalização. Uma Indicação ao Executivo Municipal, de autoria do vereador Marcos Farias-PHS, foi aprovada com o objetivo de coibir furtos no centro de Ceará-Mirim, especificamente nas proximidades dos Mercados Públicos. Segundo o parlamentar, sua Indicação tem como justificativa a insegurança da população em relação ao crescente aumento da marginalidade.

Com isso, o edil propõe a realização de ações ostensivas utilizando-se de recursos tecnológicos para o combate aos crimes que vêm ocorrendo em Ceará-Mirim. “Os drones seriam um meio de auxiliar os Guardas Municipais a realizarem a fiscalização de bairros e comunidades de difícil acesso, vias públicas, praças, bem como o centro comercial de Ceará-Mirim”, justifica Marcos Farias.

Segundo ele, a adoção dessa tecnologia é mais uma opção na prevenção e combate à criminalidade na segurança pública municipal. Vale lembrar que a flexibilidade e mobilidade dos drones oferecem uma maneira de reunir informações adicionais que não podem ser vistas no nível da rua. Com a utilização do drone pela Guarda Municipal, a visualização de 360 graus sobre o cenário analisado é proporcionada em tempo real.

Essa Indicação já foi encaminhada por meio de ofício ao prefeito de Ceará-Mirim, Marconi Barreto, com cópia à Secretaria de Defesa Social, estando aguardando portanto, um posicionamento do Executivo Municipal.