Chamado ao Itamaraty, embaixador húngaro silencia sobre abrigo a Bolsonaro

26 de Março 2024 - 07h18
Créditos: Alan Santos/PR

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva convocou o embaixador da Hungria em Brasília, Miklos Halmai, para se explicar diante das informações da permanência de Jair Bolsonaro em sua embaixada, como revelou o jornal The New York Times nesta segunda.

Ele não foi recebido pelo chanceler Mauro Vieira, mas apenas pela chefe do departamento que se ocupa da Europa, Maria Luisa Escorel, com a missão de deixar claro o desagravo do Brasil em relação ao abrigo oferecido pela Hungria.

A reunião durou apenas 20 minutos. O diplomata estrangeiro se manteve em silêncio, sem prestar os esclarecimentos que eram pedidos. Ele apenas escutou a embaixadora brasileira e, durante a reunião, permaneceu em contato com seus superiores, em Budapeste.

A suspeita dentro do Itamaraty é que a diplomacia húngara tenha coordenado o silêncio e seu comportamento com a própria defesa do ex-presidente. Fontes na diplomacia húngara confirmaram ao UOL que o embaixador no Brasil é um ideólogo convicto da posição política do líder de extrema direita, Viktor Orbán.

Com informações do UOL