Cinco caminhões com oxigênio doado pela Venezuela chegam a Manaus

20 de Janeiro 2021 - 11h00
Créditos:

Cinco caminhões com oxigênio doado pela Venezuela chegaram a Manaus na noite desta terça-feira (19) para abastecer a demanda da cidade que vive grave crise sanitária durante a segunda onda de contaminação pelo novo coronavírus.

O comboio vindo do estado de Bolívar, no sul da Venezuela, carregava 107 mil m³ de oxigênio. O veículo percorreu pouco mais de 1.500 km até a capital amazonense.

A carga deve ajudar a aliviar situação na região, onde desde a última quinta-feira (14), dezenas de pessoas morreram por falta de oxigênio nos centros de saúde.

A demanda do Amazonas atualmente é de cerca de 76.000 m³ de oxigênio por dia, enquanto  as empresas fornecedoras não conseguem produzir mais de 28.200 m³ diariamente.

O presidente veenzuelano, Nicolás Maduro, afirmou no domingo que a situação em Manaus era um “escândalo” e que “a Venezuela estendeu sua mão solidária ao povo amazonense”.

A Venezuela tem enfrentado a pior crise econômica de sua história contemporânea, com hiperinflação e 7 anos de recessão, o que atingou seu sistema de saúde, que está com escassez de suprimentos médicos e de material de proteção contra a covid-19.

Fonte: IstoÉ