Clubes do Nordeste buscam reconhecimento de título nacional

03 de Fevereiro 2024 - 13h43
Créditos: Divulgação/Fortaleza

Os clubes do Nordeste Sport, Ceará e Fortaleza, juntamente com as federações pernambucana e cearense, pretendem solicitar o reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste como título nacional.

  • R

Os clubes do Nordeste Sport, Ceará e Fortaleza, juntamente com as federações pernambucana e cearense, pretendem solicitar o reconhecimento do Torneio Norte-Nordeste como título nacional.

 

A recorrência nos últimos 14 anos de competições sendo reconhecidas como edições do Campeonato Brasileiro pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF), incentivou os clubes a buscarem este reconhecimento.

Torneio Norte-Nordeste e seu contexto

Com a falta de representatividade dos times nordestinos e mais ainda, nenhuma representatividade dos times nortistas nas competições nacionais, a Confederação Brasileira de Desportos (CBD) criou, em 1968, o Torneio Norte-Nordeste e também a Centro-Sul.

A finalidade principal dessas competições, além de preencher o calendário esportivo depois dos estaduais, era definir quem seria o representante brasileiro na Copa Libertadores.

O Sport Recife foi vencedor da primeira edição da competição em 1968, e nas edições seguintes (em 1969 e 1970, respectivamente) o campeão foi a dupla do estado do Ceará: Ceará e Fortaleza.

Em 1971, foi criado o Campeonato Nacional de Clubes, marcando o nascimento oficial do Campeonato Brasileiro.

Clubes do Nordeste querem reconhecimento de título nacional

Após o reconhecimento pela CBF dos títulos do Robertão e da Taça Brasil como edições do Campeonato Brasileiro, os clubes nordestinos veem a possibilidade de ter o Torneio Norte-Nordeste também reconhecido como competição nacional.

As informações dão conta que uma reunião entre representantes dos clubes e das federações deve acontecer em Recife.

Para ajudar na validação dos títulos, será enviado à CBF uma reunião de documentos, áudios de gols, fotos das taças que estão expostas nas sedes dos clubes e outros arquivos.

Em declaração à rádio O Povo CBN, o presidente do Conselho Deliberativo do Ceará, José Barreto Filho, afirmou que “não seria difícil” essa unificação acontecer na CBF.

Fonte: O Antagonista