Comissão de Inovação da FIERN levará educação empreendedora para escolas públicas estaduais

15 de Agosto 2022 - 14h05
Créditos:

A Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC) oferta o ‘Projeto Empreendedorando’, que vai levar educação empreendedora para alunos do ensino público estadual. A aula inaugural do projeto acontece na próxima quinta-feira (18), às 10h, no prédio do Instituto Metrópole Digital (IMD), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), com 30 alunos da Escola Estadual Professor Luiz Antônio.

A inauguração do curso terá a presença do diretor da FIERN e presidente da COINCITEC, o empresário Djalma Barbosa da Cunha Júnior, além de representantes de parceiros da Comissão, como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e empresários.

Os estudantes serão capacitados com aulas teóricas e práticas, bem como, momentos de imersão em tecnologias digitais, ao longo de quatro meses. As aulas seguem até novembro e totalizam uma carga horária de 20h, certificadas como projeto de extensão da UFRN.

Na etapa prático-teórica, os alunos terão momentos para aprender sobre criatividade, design thinking, pensamento visual, modelo e ambiente de negócios e para apresentação de uma ideia de produto ou serviço, desenvolvida com base nos conhecimentos adquiridos ao longo dos encontros. Já na fase de imersão tecnológica, que acontece na Sala Microsoft do SENAC-RN, os estudantes vão se aprofundar nos debates sobre realidades virtual, aumentada e mista, bem como terão uma palestra com Renato Rodrigues, especialista em Tecnologias Educacionais do SENAC-RN.

O projeto é uma iniciativa do Grupo de Trabalho 2 da COINCITEC — “Educação e Formação: Empreendedorismo & Talentos”, liderado pelo diretor do Parque Tecnológico Metrópole Digital, Rodrigo Romão. O GT2 representa o eixo “Educação Empreendedora” dentro das principais temáticas abordadas na Comissão de Inovação da FIERN e, no momento, tem como objetivo levar conhecimento sobre empreendedorismo para alunos de escolas públicas do estado e capacitá-los em educação empreendedora.

A educação empreendedora consiste em um processo pedagógico com o intuito de desenvolver habilidades e atitudes empreendedoras que priorizam a integração entre estudantes, de modo a desenvolver atividades práticas e análise de casos reais. Dessa forma, a educação empreendedora é importante desenvolvedora das soft skills (habilidades comportamentais), que é uma das competências mais valorizadas no mercado de trabalho.

De acordo com a secretária executiva da COINCITEC, Susie Macedo, essa iniciativa piloto é um avanço significativo das ações em desenvolvimento da Comissão. “A educação é um dos pilares de desenvolvimento para todos os demais eixos prioritários que os grupos de trabalho atuam, sejam eles no estímulo à pesquisa, na necessidade de uso inteligente de recursos ou, até mesmo, no posicionamento consciente quanto às políticas públicas, todos relacionados diretamente a ciência, tecnologia e inovação”, destaca.