Comitiva do MDR vai à Europa para trocar experiências e firmar acordos em desenvolvimento regional

06 de Novembro 2021 - 03h57
Créditos:

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, embarca neste sábado (6) para uma viagem ao continente europeu com o objetivo de estabelecer parcerias e trocar experiências nas áreas de gestão hídrica, saneamento básico, desenvolvimento produtivo e mobilidade urbana. As agendas se estendem até a sexta-feira (12) e serão realizadas em Portugal, nos Países Baixos e na Espanha. Marinho estará acompanhado da chefe da Assessoria Internacional do MDR, Carla Barroso, da diretora-presidente da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), Christianne Dias e Verônica Sánchez, Secretária de Fomento e Parcerias com o Setor Privado.

“Estamos indo a esses países para absorver experiências e conhecimento que eles construíram em setores que estão sob a alçada do MDR. É importante fazermos esse intercâmbio para que os nossos projetos e programas sejam cada vez mais eficientes e que a população brasileira possa ter acesso ao que há de melhor no mundo”, destaca o ministro Rogério Marinho.

O primeiro compromisso na Europa será em Portugal, ainda no domingo (7). O titular do MDR tem encontro com o ministro do Meio Ambiente e da Ação Climática português, João Pedro Matos Fernandes. A pauta será focada em ações comuns das duas Pastas, prioritariamente gestão integrada, proteção e desenvolvimento sustentável de recursos hídricos; legislação e regulação da gestão de água e saneamento básico; abastecimento de água e saneamento de águas residuais. Na sequência, Marinho participa de reunião com executivos e empresários portugueses e brasileiros.

Já na segunda-feira (8), Marinho se encontrará com o secretário de Estado da Internacionalização do Ministério dos Negócios Estrangeiros lusitano, Eurico Brilhante Dias. Na sequência, será assinado um memorando de entendimento com os Ministérios de Negócios Estrangeiros e do Meio Ambiente e das Ações Climáticas de Portugal. O documento tem como objetivo estabelecer mecanismos de cooperação entre as instâncias governamentais em gestão da água e saneamento, com foco nos critérios ASG (ambiental, social e governança).

Logo depois, haverá uma reunião entre o ministro Rogério Marinho e o presidente do Grupo Águas de Portugal, José Furtado. O objetivo do encontro é conhecer o sistema de gestão do grupo e a sua forma de atuação, com foco nas estratégias de sustentabilidade econômica, social e ambiental. A agenda também inclui uma visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) de Alcântara, localizada em Lisboa.

Ainda na segunda, também está prevista a assinatura de cartas de intenções entre o Ministério do Desenvolvimento Regional e associações de empresas portuguesas com atuação no Brasil. A ideia é que seja firmada uma cooperação para o estabelecimento de parcerias para o intercâmbio e difusão de informações e boas práticas para a promoção de finanças sustentáveis, aplicáveis aos planos e projetos do MDR vinculados à infraestrutura para o desenvolvimento local e regional.

O compromisso final em terras portuguesas será um encontro com empresários que integram a Plataforma Portuguesa para a Construção, Engenharia e Arquitetura.

Países Baixos

A partir da terça-feira (9), a comitiva do MDR está nos Países Baixos. A primeira atividade será uma visita à Wagenigen University and Research (WUR). O centro é, simultaneamente, universidade focada em pesquisa, referência mundial em investigação em ciências agrárias, e um hub empresarial de start-ups e empresas de referência no ramo de produção de alimentos. A região em que ela está instalada é conhecido como “Food Valley”. Na sequência, Rogério Marinho participa de encontro com representantes de empresas e centros de pesquisa dos setores de saneamento e de recursos hídricos.

Na quarta-feira (10), a missão do MDR tem reunião marcada com o diretor Internacional da Agência Empresarial Holandesa (RVO), Tjerk Opmeer, e com representantes de fundos de investimento do país. A RVO equivalente à Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).

A equipe liderada pelo ministro Rogério Marinho também se encontrará com representantes da Parceria Neerlandesa de Águas (NWP) e da Autoridade Neerlandesa de Águas. O objetivo do encontro é conhecer o funcionamento do modelo de governança de recursos hídricos nos Países Baixos e ter contato com as melhores práticas regulatórias para o setor, além de prospectar parcerias internacionais e fazer intercâmbio de conhecimento sobre os modelos de negócio existentes no setor de água daquele país.

Ao longo do dia, também haverá reunião com a ministra de Infraestrutura e Gestão Hídrica dos Países Baixos, Barbara Visser. A pauta será centrada no intercâmbio de práticas em política de recursos hídricos e mobilidade urbana. Outro foco será na definição de bases para o estabelecimento de uma cooperação bilateral entre os dois Ministérios em áreas de atuação comum.

Por fim, a equipe do MDR visitará o Instituto Deltares, um dos centros de pesquisa aplicada em recursos hídricos com maior reconhecimento internacional do planeta. Lá, haverá uma reunião sobre o uso da pesquisa para elaboração e implementação de políticas de recursos hídricos com base em evidências. Os representantes brasileiros também conhecerão instalações experimentais do Instituto.

Já na quinta-feira (11), está agendada visita às instalações da WUR, em Bleiswijk. No local, o time do MDR conhecerá projetos de uso eficiente de água e luz solar na agricultura. Além disso, está prevista uma reunião sobre o papel da pesquisa no fomento ao uso eficiente da água e energia em agricultura, além de tratar de possíveis cooperações no âmbito do Programa Rotas de Integração Nacional.

No mesmo dia, serão feitas visitas à Barragem Maeslantkering, que impede inundações na cidade de Roterdã, e ao porto da cidade, o mais movimentado da Europa.

Espanha

O último trecho da passagem pela Europa será na Espanha, na sexta-feira (12). Em Madri, o ministro Rogério Marinho tem reunião marcada com o vice-ministro e secretário de Meio Ambiente espanhol, Hugo Morán Fernández, com o diretor-geral de Água, Teodoro Estrela Monreal, além de representantes da Águas das Bacias Mediterrâneas (Acuamed) e da Associação Espanhola de Abastecimento de Água e Saneamento (AEAS). A pauta será centrada no estreitamento das relações entre as partes e troca de experiências sobre regulação e gestão de contratos de projetos, estudos, construção aquisição ou exploração de obras.

Além disso, haverá uma visita ao Centro de Estudos e Pesquisas de Obras Públicas (Cedex). O órgão é vinculado ao Ministério dos Transportes, Mobilidade e Agenda Urbana do governo espanhol.