Confiança da indústria potiguar mantém crescimento em junho, aponta ICEI/FIERN

14 de Junho 2022 - 12h22
Créditos:

A confiança do empresariado industrial no Rio Grande do Norte cresceu 1,7 pontos percentuais (pp) no mês de junho, chegando a 56,3 pp, número mais alto dos últimos nove meses. É o que aponta o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), medido pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), com base na sondagem realizada entre os dias 1º e 9 do mês, junto ao empresariado industrial potiguar. As medidas acima dos 50 pontos indicam confiança do empresariado.

Apesar de o número mais recente ser inferior ao de junho de 2021 (59,5 pp), o aumento coloca o índice 2 pontos acima da média histórica (54,3 pp).

O índice considera a percepção do cenário atual e as perspectivas para o futuro do empresariado industrial do estado. De acordo com o relatório do ICEI, as condições atuais dos negócios pioraram na comparação com os últimos seis meses, mas as avalições seguem positivas quanto as expectativas para os próximos seis meses — observa-se, inclusive, um aumento do otimismo em relação ao levantamento de maio.

A pesquisa também mostra que executivos dos dois setores analisados — Indústria da Construção e Indústrias Extrativa e de Transformação — mostram-se confiantes em junho. No que tange o porte das empresas pesquisadas, verifica-se que as médias e grandes indústrias se mantêm confiantes, embora em menor intensidade do que no mês passado, enquanto as pequenas voltaram a demonstrar confiança, após sete meses apontando falta de confiança.

Foto: Divulgação/FIERN

Comparativo nacional e regional

Comparado ao ICEI Brasil, divulgado no último dia 10 pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o ICEI RN se assemelha no cenário de aumento de confiança. O indicador nacional registrou alta de 1,3 ponto, passando de 56,5 para 57,8 pontos, ficando acima do indicador potiguar. Com esse resultado, o ICEI Brasil segue acima da média histórica (54,2 pontos) e coloca a confiança do setor industrial no maior patamar desde setembro de 2021 (58,0 pontos).

No que se refere ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 58,2 pontos — ante 57,1 pontos do levantamento anterior —, mostrando que os empresários da região estão mais confiantes. Na comparação com junho de 2021, o indicador regional assinalou queda de 2,3 pontos (60,5 pontos).

Para mais informações sobre o ICEI RN e números detalhados do índice, acesse o link: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/06/ICEI_jun2022.pdf