O projeto vida mais leve e saudável em 2022 já começou por aí? Certamente, um dos maiores desafios da era moderna é conseguir colocar tudo o que desejamos em prática com uma rotina diária cada vez mais corrida. Por isso, para auxiliar você nessa meta, a nutricionista parceira da Plasvale, Vanessa Souza, tem algumas dicas e táticas simples tirar esse projeto do papel de forma mais fácil. São quatro passos simples. Confira:

 

  1. Prepare sua rotina de maneira leve e sem neuras. Se você busca uma reeducação alimentar e um novo formato de vida, tente alinhar isso com suas preferências e sem imposições que podem, num futuro, fazer você desistir. Inicie com foco, mas sem neuras, e planeje uma rotina que não fique pesada e cansativa. Com o acompanhamento adequado, inclua alimentos saudáveis que são de sua preferência e encaixe os exercícios físicos para serem um momento de relaxamento. Uma dica para essa ocasião é preparar a trilha sonora preferida para te acompanhar. Com certeza será bem mais prazeroso.

 

  1. Sem tempo? Foque em marmitas. Se a rotina já começou com tudo por aí, preparar as refeições com antecedência é essencial. Separe algumas horas de um determinado dia, que seja mais tranquilo para você, e faça as suas refeições da semana. Essa tática de ter as marmitas prontas é a mais indicada para não fugir da reeducação alimentar. Sabemos que muitas vezes, depois de um dia de trabalho duro, o cansaço bate. E ter a comida ali prontinha, para apenas aquecer, vai ajudar muito. A dica é sempre buscar por potes herméticos que vão proteger os alimentos e também pesar as quantidades que são consumidas. Você pode fazer várias marmitas e congelar. Assim é só tirar no dia anterior e se deliciar.

 

  1. Não esqueça da hidratação. A hidratação é fundamental para que o nosso organismo trabalhe de uma maneira mais correta. Afinal, atua nas reações químicas do corpo como, por exemplo, a regulação da temperatura corporal e o auxílio em diversos processos fisiológicos. E como o nosso corpo é incapaz de armazená-la por muito tempo, precisamos nos hidratar com frequência. Além de tomar água várias vezes ao dia, você pode também optar por alimentos que são ricos em água. Alguns exemplos são: alface (cerca de 96% de água); cenoura (cerca de 90% de água); uva (cerca de 81% de água); arroz integral cozido (cerca de 70% de água); peixe assado (cerca de 74% de água); e o pepino (cerca de 95% de água).

 

  1. Aposte em utensílios para facilitar o seu planejamento alimentar. Alguns itens de cozinha podem ajudar, e muito, nessa vida mais saudável, sem neuras e com leveza. Os potes herméticos são os mais indicados para as marmitas e também para deixar os lanches diários, como frutas, crepiocas ou oleaginosas, por exemplo. Afinal, eles evitam que micro-organismos entrem nos alimentos. Já o cozedor de ovos é perfeito para refeições rápidas, existem modelos que cozinham uma grande quantidade e ainda permitem escolher o ponto de cozimento. As colheres medidoras também são grandes aliadas, para que você acompanhe a quantidade de tudo que está ingerindo. Uma garrafa de água grande e reutilizável ajuda você a não esquecer da hidratação. E, por último e não menos importante, a bolsa térmica. Ela será sua parceira nesse novo momento e deixará seus alimentos e bebidas seguros e frescos ao longo do dia.