O mirtilo, também chamado de blueberry, é uma fruta pouco conhecida no Brasil, mas que tem uma grande variedade de vitaminas e minerais. O alimento possui antioxidantes e anti-inflamatórios, além de vários outros nutrientes que beneficiam o organismo.
Para entender as vantagens de incluir a frutinha na alimentação diária, o farmacêutico e professor especialista em cosmetologia Maurizio Pupo preparou uma lista com os principais benefícios do mirtilo para a saúde.
Emagrecimento
O mirtilo contribui para a perda de peso. De acordo com o especialista, o consumo da fruta impede o acúmulo de gordura proveniente da idade. “Por ser baixo em calorias, rico em água e fibras, o consumo do mirtilo contribui com o aumento da saciedade, diminui a sensação de inchaço e facilita a digestão”, ressalta ele.
Circulação sanguínea
O mirtilo é um potente ativo que ajuda a regular o açúcar no sangue e a estimular sua circulação, fazendo com que nosso organismo trabalhe melhor. “Por ser rico em antocianinas, um tipo de antioxidante que ajuda a melhorar a sensibilidade e reduzir a resistência à insulina, o consumo do mirtilo, além de prevenir a obesidade, ainda previne o surgimento de doenças como diabetes tipo 2”, explica.
Doenças do coração
Por ser rico em antioxidantes, o mirtilo contribui com a redução do “colesterol ruim” e, desta forma, previne doenças cardíacas. Conforme estudos, por ser rico em flavonoides, o mirtilo pode contribuir com a redução da pressão arterial, o que, consequentemente, diminui também o risco de problemas cardiovasculares.
Melhora da visão
A fruta também é conhecida por seus benefícios para condições oculares, como a catarata, retinopatia, degeneração macular e visão noturna. “Um dos benefícios da antocianina é a capacidade de reverter ou evitar problemas oculares, principalmente quando falamos sobre perda de visão relacionada à idade ou fadiga muscular”, diz o especialista.
Prevenção contra o câncer
Outro benefício do consumo do mirtilo é a prevenção contra o câncer, uma vez que a fruta possui grandes quantidades de compostos fenólicos. Ou seja, potentes antioxidantes com propriedades anticancerígenas que atuam diminuindo o estresse oxidativo do organismo.
“Segundo estudos, o mirtilo oferece propriedades que são capazes de promover a apoptose (morte celular) em células cancerosas e, ainda, pode promover a redução da invasão dessas células e, consequentemente, as metástases no organismo”, aponta Pupo.
Capacidade cognitiva
Os antioxidantes encontrados na fruta podem beneficiar neurônios envelhecidos e áreas do cérebro essenciais para a inteligência, aumentando a capacidade de memória e prevenindo o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas, como o Alzheimer.
Previne a infecção urinária
Por suas propriedades antibacterianas, o mirtilo também é um grande aliado na prevenção e no tratamento da infecção urinária. “A fruta possui compostos que impedem que as bactérias fiquem aderidas ao trato urinário. Dessa forma, seu consumo ajuda a impedir que bactérias se liguem à parede da bexiga e causem infecções”, afirma Maurizio.
Previne o envelhecimento da pele
Por ser rico em antioxidantes e em propriedades anti-inflamatórias, o mirtilo contribui com a formação de colágeno e previne contra os radicais livres, principais causadores de rugas e sinais de envelhecimento precoce da pele.
Previne a acne
Por possuir alta concentração de salicilatos, o mirtilo beneficia na redução da pele morta, na limpeza de poros entupidos e ainda é um forte combatente da proliferação de bactérias. Além disso, o mirtilo é rico em fibra, propriedade que auxilia no funcionamento do intestino e aumenta a produção de substâncias capazes de controlar inflamações, como a acne.
Benefícios capilares
O mirtilo ajuda a estimular o crescimento dos fios capilares e, por ser rico em vitamina B, o mirtilo também pode prevenir e atrasar o surgimento de cabelos brancos, que entre seus possíveis fatores está a deficiência de vitamina B12.
Como consumir a fruta?
Mesmo sendo uma fruta tão completa para a saúde, seu consumo não precisa ser exagerado, segundo o especialista. A fruta pode ser ingerida in natura ou mesmo em sucos, vitaminas e em diversas receitas.
“No Brasil, por não ser o país de origem do mirtilo, encontramos essa fruta com mais facilidade em formato de suplementos”, explica o farmacêutico, que destaca a quantidade ideal para consumo.
“Ainda é importante ressaltar que o consumo da fruta natural não deve ultrapassar de 60g a 120g. De qualquer forma, ter o acompanhamento de um nutricionista é sempre indicado para obter os melhores resultados, de acordo com as necessidades do organismo de cada um”, finaliza Pupo.
Com informações do Metrópoles