Conheça os benefícios do maracujá para a saúde e beleza

19 de Outubro 2021 - 12h51
Créditos:

O Bem Estar mostrou quais são os tipos de maracujá e suas propriedades, inclusive a calmante. A história do maracujá, conhecido como fruta da paixão, é antiga e começa na época do descobrimento do Brasil, quando os jesuítas ficaram encantados com a flor do maracujá. Eles começaram a fazer toda uma relação simbólica com a Paixão de Cristo, a crucificação de Jesus, na medida em que a flor representaria a coroa de espinhos, e ainda três estames, que são representativos dos cravos da cruz.

Segundo a Embrapa, o maracujá apresenta grande importância social e econômica o Brasil, que atualmente é o maior produtor e consumidor mundial dessa fruta. Existem 500 espécies de maracujás e 150 são nativas do Brasil. Seus principais usos são:

Produção de frutos para consumo in natura (maracujá-doce);
– Produção de frutos para sucos (maracujá-azedo);
– Produção de flores para ornamentação (maracujá ornamental);
– Produção de matéria-prima com propriedades funcionais e medicinais para indústrias de alimentos, condimentos, cosméticos e farmacêutica.

Suco natural
Até o momento, somente a polpa do maracujazeiro-azedo é usada em escala industrial, na fabricação de néctares, sucos concentrados ou prontos para consumo, além do uso em formulação mista com outras polpas de frutas, extrato de soja, na formulação de produtos lácteos como iogurtes, na produção de bombons, bolos, sorvetes, mousses, geleias e doces.

O suco natural, no entanto, é a melhor maneira de consumir a polpa por não ter excesso de açúcar. Ele hidrata, refresca e traz bem estar, mas não tem ativos calmantes.

Não há problema em bater o suco com as sementes e não coar. Somente pessoas com gases e doenças intestinais devem evitar. A polpa pura também é uma maneira de consumir o maracujá, principalmente o doce. A fruta contém vitaminas C, vitamina A e minerais como fósforo, potássio, cálcio, zinco, ferro, além de flavonoides.

Pectina
A partir da casca da fruta é possível fazer a pectina, usada para fabricar geleias. As farinhas do mercado que prometem benefícios à saúde ainda não têm comprovação científica e essa classificação pela Anvisa. A Embrapa estuda processos de produção que mantenham os benefícios à saúde. Pode se dizer que hoje apenas a farinha da casca faz um aporte de fibras, mas é preciso que a produção seja cuidadosa para evitar contaminações e toxicidade.

Chá com efeito calmante e medicamentos fitoterápicos
As folhas do maracujá são utilizadas tradicionalmente para a fabricação de chás com propriedades calmantes e para a extração de princípios ativos de medicamentos fitoterápicos. Existe uma maneira correta de preparar o chá que preserva mais os ativos. Mas o consumo do chá não deve ser abusivo e nem crônico. Existe risco de causar excesso de sedação. Também não deve ser utilizado com outros remédios que atuam no sistema nervoso central. Outro ponto importante é não usar e depois dirigir ou operar máquinas. O ideal é usar o chá em porções já separadas nos saquinhos.

Já os medicamentos fitoterápicos ou fitomedicamentos devem ser usados sob orientação do profissional e saúde, pois têm um efeito ainda mais potente por concentrarem as substâncias ativas num padrão específico de formulação. Também não devem ser usados com outros sedativos e antes de dirigir.

Fonte: G1