Cosern substitui 740 lâmpadas ineficientes por LED no Hemonorte, em Natal

01 de Maio 2019 - 04h44
Créditos:

A Cosern, empresa do Grupo Neoenergia, concluiu nesta 3ª feira (30) o trabalho de substituição de 740 lâmpadas ineficientes do Hemonorte (Hemocentro do Rio Grande do Norte Dalton Cunha) por LED, que são mais econômicas, eficientes e com vida útil estimada em 10 anos.

 

Em março, a Cosern substituiu 983 lâmpadas ineficientes por LED no Pronto Socorro Clóvis Sarinho, o maior do Rio Grande do Norte, e em fevereiro realizou o mesmo trabalho no Hospital Walfredo Gurgel, que teve 835 lâmpadas LED instaladas no lugar das antigas. Também foram contemplados recentemente a UPA 24h de Parnamirim, com 260 lâmpadas, e o Samu 24h Metropolitano, em Macaíba, com 123 lâmpadas LED.

 

A ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da Cosern, regulado pela Aneel, para promover a eficiência do sistema de iluminação de prédios públicos (escolas, postos de saúde, hospitais, delegacias e ONGs), gerando uma redução no consumo de energia de até 40% no sistema de iluminação desses prédios.

 

Para Ana Mascarenhas, Gerente do Programa de Eficiência Energética do Grupo Neoenergia, a substituição de lâmpadas na maior unidade de recolhimento de sangue do Rio Grande do Norte é mais um marco no projeto. “Além da requalificação do sistema de iluminação do Hemonorte, os gestores e funcionários participam de uma capacitação sobre a importância uso eficiente e seguro da energia elétrica”, explica Ana Mascarenhas.

 

Até agora, já foram beneficiadas com o projeto de eficientização de prédios públicos as seguintes unidades de saúde no Rio Grande do Norte:

 

Ø   Hospital Dr. José Pedro Bezerra (Santa Catarina);

Ø   Hospital da Mulher e Maternidade Leide Morais;

Ø   Hospital Regional Deoclecio Marques, em Parnamirim;

Ø   UPAs 24 Horas do Potengi, Pajuçara e Cidade Satélite;

Ø   Maternidade Ana Bezerra e Hospital Regional Aluizio Bezerra, em Santa Cruz;

Ø   Hospital Walfredo Gurgel, em Natal

Ø   Pronto Socorro Clovis Sarinho, em Natal;

 

Adicionalmente, existe a previsão de contemplar ainda neste projeto as seguintes unidades:

Ø   Hospital das Clínicas Onofre Lopes;

Ø   Hospital da PM Coronel Pedro Germano;

Ø   Hospital Colônia Dr. João Machado;

 

Consumidores trocaram 62 mil lâmpadas em 2018

O projeto Energia com Cidadania da Cosern, que funciona num caminhão que visitou 22 comunidades populares na capital e no interior em 2018, permitiu a 14.083 clientes assistirem palestras e trocarem quase 62 mil lâmpadas ineficientes por LED. O projeto foi retomado em março e é possível acompanhar o calendário no site da Cosern.