Covid-19: Leitos gerais de UTI estão 97% ocupados em Natal

08 de Maio 2020 - 12h52
Créditos:

A ocupação dos leitos gerais de UTI voltados para pacientes de coronavírus chegou a 97%, na rede pública de Natal, na manhã desta sexta-feira (8), de acordo com dados repassados pela Secretaria Estadual de Saúde. São 36 leitos ocupados, dos 37 leitos gerais em funcionamento - ou seja, apenas um vago. De acordo com a Secretaria de Saúde do estado, o município de Mossoró opera perto dos 90% da capacidade.

Ao todo, o estado tem cerca de 125 leitos para pacientes de Covid-19, sendo que parte deles é voltado para pacientes específicos, como ortopédicos, de obstetrícia, ou infantis, por exemplo. Com isso, os 85 leitos gerais (que existiam durante a manhã) para pacientes que não se enquadram nesses grupos ficam mais escassos.

"Nós estamos em uma situação de pressão de leitos em Natal e Mossoró e a boa notícia, enquanto houve uma diminuição em Pau dos Ferros e Caicó", confirmou no final da manhã o secretário adjunto de Saúde, Petrônio Spinelli.

No Hospital Giselda Trigueiro - referência para tratamento de doenças infectocontagiosas em Natal - todos os 27 leitos estavam ocupados na manhã de sexta. No Hospital da Polícia Militar, dos 10 leitos gerais (sendo quatro abertos durante a manhã), 9 já estavam ocupados.

A capital ainda tem outros 17 leitos públicos de UTI para pacientes para comorbidades específicas. O Hospital Santa Catarina, na Zona Norte da capital, tem cinco de obstetrícia, ou seja, para pacientes grávidas, sendo que apenas um está ocupado. No Deoclécio Marques, são 7 de ortopedia, todos desocupados, e ainda há cinco UTIs cardiovasculares no Hospital Rui Pereira, também desocupadas.

Mossoró

Até às 9h desta sexta-feira (8), a ocupação dos leitos de UTI geral de Mossoró chegava a 88%. Dos 27 leitos de UTI geral disponíveis, 24 estavam ocupados. No Hospital Tarcísio Maia, dos 17 leitos, apenas um estava desocupado. No Hospital São Luiz, das 10 UTIs, 8 estão em uso. O secretário afirmou que pelo menos 10 leitos devem ser aberto nos fim de semana, nesta última unidade.

O município ainda tem outros 10 leitos maternos (todos desocupados) e três pediátricos, também livres.

Com informações do G1