Com forte presença no Rio Grande do Norte, a EDP Renováveis (Euronext: EDPR), quarta maior produtora mundial de energias renováveis, lança “Keep it Local” no Brasil, o programa de responsabilidade social cuja missão é impulsionar a empregabilidade em zonas rurais e contribuir para a formação e a criação de emprego a fim de combater o despovoamento rural.

Desta forma, em colaboração com o SENAI, maior complexo de educação profissional da América Latina, se organiza a primeira edição de “Keep it Local Solar”, que facilitará a formação em sistemas fotovoltaicos de 25 residentes em localidades nas quais a empresa tem atividade neste estado, um dos principais polos de investimento da companhia no Brasil.

Oferecida de forma gratuita à população, a capacitação terá largada com um curso de Instalador/a de Sistemas Fotovoltaicos, os sistemas que geram energia solar. O curso será promovido em Lajes, município potiguar e região com investimentos na área e o que mais tem parques eólicos em andamento. As aulas serão ministradas a partir deste mês pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), do SENAI-RN.

As inscrições abrem na próxima semana e devem ser feitas presencialmente, no Centro Paroquial de Lajes, nos dias 13 e 14. Para participar, é preciso ter ensino médio completo e, no mínimo, 18 anos. Além disso para optar a uma das 25 bolsas de estudo ofertadas, será feito um processo de seleção com etapas de inscrição, triagem e entrevista.

Empregabilidade

Na Espanha, país berço do programa, 1 em cada 3 estudantes conseguiu emprego a partir da iniciativa. “Somos uma empresa empenhada na sustentabilidade e o nosso objetivo é promover o bem-estar e o desenvolvimento das comunidades em que estamos presentes”, diz o COO da EDP Renováveis na Europa e na América Latina, Duarte Bello.

Ele acrescenta: “Ficamos muito satisfeitos com os resultados da primeira edição do ‘Keep it local’ (na Espanha) uma vez que 30% dos participantes conseguiram emprego no setor, inclusive, na EDP Renováveis. Por isso, este ano, decidimos continuar a apoiar os moradores das comunidades, desta vez, próximos aos nossos parques do Rio Grande do Norte, que querem trabalhar nesta indústria do futuro que é a das energias renováveis”.

Segundo a companhia, o Keep it Local, que em tradução literal significa “Manter local”, abre perspetivas para a população participante ascender a um local de trabalho próximo aos espaços de origem e, ao mesmo tempo, de posicioná-la como importante motor e dinamizadora da economia local.

O diretor regional do SENAI-RN e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, destaca o crescimento que as energias renováveis têm gerado no Rio Grande do Norte, com a interiorização de oportunidades de qualificação e emprego.

“As indústrias de energia eólica e solar impulsionam empregabilidade, distribuição de renda e movimentação de pequenas empresas – com perspectivas de crescimento pujante na matriz energética não só no estado, mas no país. São atividades que avançam com velocidade e iniciativas como essa, em parceria com a EDP Renováveis, contribuem para que esse movimento siga de forma sustentável e com qualidade”, ressaltou ele.

Para a realização da capacitação, a EDPR contará com uma das unidades móveis do SENAI do Rio Grande do Norte e com kits didáticos da instituição, com toda a infraestrutura necessária para as aulas práticas.

Como participar

As inscrições para o processo seletivo serão realizadas no Centro Paroquial de Lajes (RN), na Praça Matriz, nº 312, nos dias 13 e 14 de junho, das 9h às 13h e das 14h às 19h.
Para se inscrever é preciso levar originais ou cópias de RG, CPF, Histórico Escolar ou diploma do ensino médio.

A divulgação preliminar dos classificados sairá no dia 16 de junho no site www.rn.senai.br.

As entrevistas de seleção para o curso serão híbridas (via Teams ou presencial) e acontecerão nos dias 20 e 21 de junho. A divulgação dos/as candidatos/as selecionados/as, assim como o período de matrícula (de 27 a 30 de junho), será feita pelo site www.rn.senai.br.

O curso Instalador de Sistemas Fotovoltaicos terá início em 11 de julho, das 17h às 22h, no Parque de Exposições Deputado Nélio Dias (Fomento), BR 304, Lajes (RN).

Sobre a EDP Renováveis (EDPR)

A EDP Renováveis (Euronext: EDPR) é o quarto maior produtor mundial de energias renováveis, com presença em 26 mercados na Europa, América do Norte e do Sul e Ásia-Pacífico. Com sede em Madrid e os principais escritórios regionais em Houston, São Paulo e Singapura, tem uma carteira de desenvolvimento sólida com ativos de qualidade e uma capacidade operacional líder no mercado das energias renováveis. Estas incluem a energia eólica onshore, a energia solar distribuída e com escala de serviço público, a energia eólica offshore (através da sua joint venture 50/50 OW ) e as tecnologias complementares das energias renováveis, como as baterias e o hidrogénio verde.

As políticas centradas nos colaboradores da EDPR resultaram no seu reconhecimento como Melhor Local de Trabalho 2022 nos Estados Unidos da América, Melhor Empregador 2022 na Europa (Espanha, Itália, França, Roménia, Portugal e Polónia) e no Brasil, bem como na sua inclusão no Índice de Igualdade de Género da Bloomberg.

A EDPR é uma divisão da EDP (Euronext: EDP), líder na transição energética com um foco na descarbonização. Para além da sua elevada presença nas energias renováveis (com a EDPR e as operações hidroelétricas), a EDP atua como serviço público integrado em Portugal, Espanha e Brasil, incluindo redes elétricas, soluções para o cliente e gestão energética.