Empreendedores brasileiros apostam no "mercado da saudade" para faturar nos EUA

04 de julho 2019 - 09h46

 

De acordo com Itamaraty, a maior parte das micro e pequenas empresas brasileiras no exterior se concentra nos Estados Unidos. São mais de 9 mil iniciativas formais que apostam no mercado da saudade para faturar

Você sabe o que é "mercado da saudade"? Este nicho de mercado surgiu para suprir a falta que alguns produtos e serviços nacionais fazem para quem vai morar noutro país. E público não falta. Em 2016, por exemplo, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) estimava mais de 3 milhões de brasileiros vivendo fora do Brasil.

Para empreendedores, o insight é enxergar oportunidade no saudosismo e investir no que desperte memória afetiva e atenda a saudade dos conterrâneos. Mundo a fora já são mais de 20 mil micro e pequenos empreendedores brasileiros formais, de acordo com levantamento mais recente do MRE. A maior parte deles, 9 mil, se concentra nos Estados Unidos. O país norte americano é seguido de Japão, com 1,5 mil, e a França, com 1.320.

O levantamento do Itamaraty contabilizou os micro e pequenos empreendedores formais, mas há muitos outros que não entraram na estatística. Apenas nos Estados Unidos, a estimativa é que 48,3 mil brasileiros desenvolvam atividades autônomas informais. Mais brasileiros empreendedores, mais produtos brasileiros no conhecido 'mercado da saudade' – que movimentou US$ 50 milhões de dólares em 2017 e aumentou a exportação direta do Brasil aos EUA de produtos como pão de queijo, açaí ou cachaça em 77% em 2016, segundo a Apex. Estados Unidos e Canadá são os principais destinos de produtos brasileiros no mundo.

MERCADO

Para atender a esta demanda de novos empreendedores globais, um grupo de brasileiros fundou em Miami, Flórida, um instituto de negócios, o Global Business Institute (GBI), focado em auxiliar em todas as etapas quem vai empreender internacionalmente. Em tempos de tendência da internacionalização de produtos nativos como açaí e tapioca, por exemplo, os especialistas alertam para a importância do investimento assertivo na hora de apostar no nicho "da saudade" no mercado exterior.

"Quando um brasileiro vai para outro país, querer transformar a saudade da terra natal em negócio não significa garantia de sucesso. Mas, sem dúvida, pode ser muito mais assertivo se o empreendedor se apegar à alguns passos fundamentais orientados por profissionais globais que lidam com este mercado. Tem que haver um planejamento para cada tipo de iniciativa", afirma Manoel Suhet, CEO do GBI.

Entre as ponderações do time de especialistas que compõe o hub de negócios está a necessidade de se adaptar à legislação local de onde o empresário pretende investir. "Cada país tem sua especificidade. Principalmente no setor alimentício – que é um dos mais promissores no mercado da saudade –, nos EUA, por exemplo, as regras são muito específicas e devem ser respeitadas para que o empreendimento tenha todas as licenças necessárias para estar em pleno funcionamento. Ter uma consultoria para avaliar todos esses pontos é fundamental", acrescenta Suhet.

FERIADOS BRASILEIROS NA 'GRINGA'

Depois do Carnaval mundialmente famoso do Brasil, a Festa Junina é a segunda celebração popular mais importante da cultura brasileira. As festas que começaram como uma tradição católica no Brasil, tem o objetivo de criar um grande encontro de dança, bebida e comidas típicas e estão ganhando cada vez mais adeptos também nos Estados Unidos. Em Los Angeles, a festa Junina batizada de 'Brazil's country festival' ocorreu no início de junho e contou com a presença de banda brasileira.

As festas juninas já são tradição em diversas cidades americanas onde a comunidade brasileira é mais extensa e mais antiga. Da Flórida ao norte dos Estados Unidos é possível encontrar a realização do evento que conta com a participação maciça da comunidade brasileira e cada vez mais de americanos.

"Muito além de reforçarem os laços dentro da comunidade brasileira e aproximar a cultura do Brasil dos americanos, eventos culturais como estes representam um importante cenário sobre o qual os empreendedores mais atentos têm investido muita observação para lucrar. Existem diversos produtos que podem trafegar nos EUA, impulsionados pelo mercado da saudade. É comum que os brasileiros sigam apegados a produtos que consumiam no Brasil, antes da entrada nos Estados Unidos", afirma Antonio Miranda, Diretor de marketing do Global Business Institute.

Para o especialista, quem deseja lucrar com o posicionamento de produtos e serviços neste mercado, precisa de orientação qualificada pois existem inúmeros fatores a serem considerados para levar ao sucesso. "Não é porque seu produto fez sucesso no Brasil, que ele será imbatível nos EUA. São cenários diferentes e mercados diferentes também. Um bom estudo poderá garantir a longevidade e a venda do produto brasileiro em território americano", pondera Antonio Miranda

De acordo com o Instituto, entre os serviços de consultoria mais procurados por quem vai abrir empresa no exterior estão: pesquisa de mercado, plano de negócios, estratégia de marca e produto e implementação profissional.

 

Para auxiliar empresas a alcançarem o sucesso nos negócios internacionais, brasileiros uniram expertise, suporte e estratégias que vão além de questões táticas e operacionais. O Global Business Institute, com sede em Miami, é um hub de realização de negócios que oferece gestão de projetos empresariais nos Estados Unidos, Brasil e América Latina. Os especialistas fazem atencionamento e consultoria para buscar maior sucesso de implementação de empresas em outros países, principalmente nos EUA. globalbusinessinstitute.org