Esconder o 'online', saída silenciosa dos grupos e mais: veja as últimas atualizações do Whatsapp

13 de Agosto 2022 - 10h45
Créditos:

A última semana teve o anúncio de quatro novidades no Whatsapp, o aplicativo mais utilizado pela população brasileira, em um esforço dos administradores de aumentar a privacidade na plataforma.

Vale lembrar que esses recursos vão chegar aos poucos e é importante manter o app atualizado para recebê-los.

Entre elas, está uma que era aguardada há anos pelos brasileiros: esconder que está "online" ao abrir o aplicativo. Esse recurso será liberado aos poucos e estará disponível para todos ainda este mês.

Veja como ocultar o "online" da sua conta do WhatsApp:

 

  1. Selecione "Privacidade";
  2. Escolha quem pode ver o "visto por último" ("Todos", "Meus contatos", "Meus contatos, exceto..." e "Ninguém");
  3. Escolha quem pode ver o "online" (todos ou a mesma opção escolhida no "visto por último").

 

 

Sair de grupos sem ser "dedurado"

 

Outra novidade que repercutiu muito, com mais pessoas aliviadas, foi a de permitir uma "saída silenciosa", dos grupos.

Já na ativa desde o dia 8, a configuração fará o Whatsapp notificar apenas os administradores da conversa quando você sair daquele grupo chato. Antes, uma saída aparecia na conversa para todos os participantes.

Essa ferramenta já entrou em funcionamento e não é preciso ativar nada para usá-la.

Mais tempo para deletar mensagens

 

Outra novidade que pode salvar muitas pessoas é o aumento do tempo para deletar as mensagens enviadas a todos nas conversas para até dois dias depois do envio.

Antes disso, os usuários tinham exatamente o limite de uma hora, oito minutos e 16 segundos para desistir dos conteúdos enviados.

Esse recurso de deletar mensagens foi introduzido em 2017, época em que o limite era de apenas sete minutos após o envio.

Para apagar uma mensagem, é preciso segurar o dedo no conteúdo enviado para selecioná-lo. No topo da tela, clique no ícone da lixeira e selecione a opção que prefere: "apagar para mim" ou "apagar para todos".

 

Sem prints nas mensagens de visualização única

 

O WhatsApp anunciou ainda que está testando um bloqueio da captura de tela em mensagens de visualização única, incluindo fotos e vídeos.

A ideia é oferecer mais uma camada de proteção para usuários compartilharem registros quando não querem que eles fiquem disponíveis para sempre aos seus contatos. A funcionalidade será liberada para todos "em breve", de acordo com o app.