Estados e municípios ficam com migalhas, diz Fátima após 13 anos de PT no poder

17 de Janeiro 2019 - 03h45
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra (PT) participou nesta quarta-feira (16) da solenidade de posse da nova diretoria da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), que reconduziu o prefeito de São Paulo do Potengi, Naldinho, para a sua presidência. A petista, como não poderia deixar de ser, fez um discurso em defesa não apenas do Estado como também das Prefeituras e disse que realizará um governo de diálogo e parceria. O evento ocorreu na sede da instituição, em Natal.


Fátima defendeu um movimento articulado, com a participação da sociedade, para que 20% da cessão onerosa do Pré-Sal, no mínimo, sejam destinados a Estados e Municípios. “Ao fazer isso, estamos pautando um tema que é importante para todos nós: a revisão do pacto federativo. Não é correto a União ficar com a maioria do bolo tributário e os estados e municípios, onde vivem os cidadãos, apenas com migalhas", disse a ex-senadora, que durante 13 anos recentes esteve no Congresso Nacional apoiando incondicionalmente o governo do PT. 


A governadora Fátima Bezerra conclamou os prefeitos a fortalecer o movimento dos governadores do Nordeste em defesa da retomada das obras de infraestrutura nas áreas hídrica, habitacional e de estradas, suspensas pelo governo federal, apesar da importância que elas têm para a região.


As obras, lembrou a governadora, são fundamentais para movimentar a economia e criar as condições para o desenvolvimento do Estado. Citou como exemplo a Barragem Oiticica, na Bacia Piranhas/Açu, projetada para dar segurança hídrica ao Seridó, uma das regiões mais castigadas nesta década em consequência das secas sucessivas. Também defendeu a retomada dos programas habitacionais pelo que eles significam de cidadania e de importância para a economia.