Fátima: "Petróleo é do povo, vamos lutar para que cessão onerosa seja garantida"

30 de Abril 2019 - 14h46
Créditos:

A governadora Fátima Bezerra encerrou na tarde desta segunda-feira, 29, as solenidades de formaturas do Curso de Formação de Sargentos - CFS/2018.3 no município de Nova Cruz, onde 36 novos cabos concluíram a formação, totalizando mais 397 sargentos capacitados para segurança pública potiguar.

Em seu discurso, a governadora lembrou que RN apresenta resultados positivos na área segurança pública, desde o primeiro mês de administração. “Com gestão qualificada, revisando contratos e administrando melhor os recursos, foi possível reduzir gastos. Unindo gestão com o trabalho em conjunto de todas as polícias, bem como a valorização dos agentes da segurança pública, conseguimos reduzir os índices de criminalidade e o Rio Grande do Norte hoje é o segundo estado que mais reduziu os índices de violência em todo o país no primeiro trimestre deste ano”, disse a governadora.

Na ocasião, Fátima falou sobre outros assuntos, como os esforços para minimizar a crise financeira na qual o estado se encontra. Uma das ações com o objetivo de aumentar a arrecadação estadual é a Nota Natalense que será lançada em breve. “Quero aqui conclamar a polícia militar e seus familiares para pedir o CPF na nota fiscal. Nosso intuito é devolver à população, seja em premiação em dinheiro, por meio de ingressos para jogos ou descontos no pagamento do IPVA. Com a implementação da Nota Potiguar, estimamos um incremento de R$ 84 milhões em um ano”, destacou.

A chefe do Executivo estadual falou também da pauta nacional junto ao Fórum de Governadores que visa aprovar a cessão onerosa, referente dos royalties do pré-sal.  Os governadores pleiteiam que 30% destes recursos sejam destinados aos estados e municípios, 15% para cada, o que trará uma receita extra estimada de R$ 600 milhões para o RN. “O petróleo é do povo brasileiro, vamos lutar para que a cessão onerosa seja garantida”, pontuou.

O coronel Alarico Azevedo, comandante da PM, enfatizou a importância do aperfeiçoamento e da capacitação dos policiais. “Às vezes a função é árdua e solitária. Parabenizo a determinação de todos os policiais que chegaram ao fim deste curso e que agora desempenharão ainda melhor suas funções liderando equipes”, ressaltou.

OUTRAS FORMATURAS

Na última semana foram realizadas solenidades do Curso de Formação de Sargentos - CFS/2018.3 em Caicó, Pau dos Ferros e Mossoró. Com as formaturas de Natal e Nova Cruz realizadas hoje, somam 397 formados.

O CFS tem carga horária de 720 horas/aula e é exigência para o Cabo da Polícia Militar ingressar no quadro de acesso para promoção à graduação de Sargento. O curso contempla disciplinas como tiro policial, gerenciamento de crises, abordagem policial, capacitação em policiamento comunitário e direitos humanos.