FDA ironiza uso da ivermectina contra covid: 'Pare, você não é um cavalo'

22 de Agosto 2021 - 03h56
Créditos:

A FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos) dos Estados Unidos ironizou hoje o uso da ivermectina para o tratamento da covid-19. No Brasil, o medicamento é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que desacredita as vacinas, mas apoia o tratamento precoce.

Em post publicado nas redes sociais, o órgão diz: "Você não é um cavalo. Você não é uma vaca. Sério, pessoal. Parem com isso". Assim como a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), a FDA tem o papel de analisar e liberar o uso de medicamentos e vacinas nos Estados Unidos.

A FDA diz que tem registrado inúmeros relatos de pacientes que procuraram ajuda médica e foram hospitalizadas após se automedicar com ivermectina, medicamento usado nos Estados Unidos para tratar ou prevenir parasitas em animais.

"Utilizar qualquer tratamento para covid-19 que não seja aprovado ou autorizado pela FDA pode ser extremamente perigoso e pode causar sérios danos", alerta o órgão.

Nos Estados Unidos, cresce o movimento antivacina, que questiona a segurança dos imunizantes. Uma pesquisa sugere que a resistência à vacinação segue divisões políticas, com quase 30% dos republicanos dizendo que não serão vacinados, em comparação com apenas 4% dos democratas.

A FDA reforça que a ivermectina não é um antiviral, ou seja, um medicamento para tratar vírus. Nos Estados Unidos, há aprovação, em doses específicas, para tratar vermes parasitas em humanos, como piolhos. Há apenas pesquisas iniciais para análise da ivermectina contra covid.

"Tomar doses excessivas desse medicamento é perigoso e pode causar sérios danos", alerta. Mesmo para uso aprovado, a ivermectina pode reagir com outros medicamentos, como anticoagulantes, e causar overdose, convulsão, coma e até a morte.

Há muita desinformação por aí e você pode ter ouvido que não tem problema usar doses maiores de ivermectina. Isso está errado."
Trecho de texto divulgado pela FDA

Segundo a FDA, a preparação de ivermectina para animais e humanos é diferente. "Por um motivo, medicamentos para animais são geralmente altamente concentrados porque são usados em animais grandes como cavalos ou vacas, que podem pesar bem mais do que nós —uma tonelada ou mais. Tais doses altas podem ser extremamente tóxicas em humanos".

A FDA recomenda que as pessoas continuem a seguir as formas efetivas de se proteger contra a covid: usando máscara, praticando o distanciamento social e lavando as mãos com frequência.

Com informações de UOL